Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8168
Type: Artigo de Periódico
Title: A gramática e o ensino da redação
Authors: Teixeira, Maria da Graça de Andrade
Keywords: Língua portuguesa - gramática;Redação - Estudo e ensino
Issue Date: 1985
Publisher: Revista de Letras
Citation: TEIXEIRA, Maria da Graça de Andrade.A gramática e o ensino da redação. Revista de Letras, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 71-81, 1985.
Abstract in Brazilian Portuguese: Poderíamos iniciar a discussão deste tema indagando se o domínio da gramática interfere no desempenho do aluno ao redigir ou, em outras palavras, se a gramática tem uma real contribu ição a oferecer ao ensino da redação. Se considerarmos que a língua é uma estrutura cujos termos se definem pelas relações que estabelecem uns com os outros vertical e horizontalmente, que a liberdade de um falante encontra- se na proporção exata do domínio que demonstra ter dos mecanismos de combinação e escolha do código lingüístico e que é o conhecimento intuído da gramática da sua língua que lhe fornecer esse domínio. Se ponderarmos ainda que, do ponto de vista da morfologia, em torno de 30 a 50% das palavras que .entram na elaboração de uma mensagem lingüís-tica são morfemas indispensáveis à sua composição e que, do ponto de vista da sintaxe, nenhuma frase se organiza sem se amoldar a uma estrutura preestabelecida pelo sistema, poderemos afirmar positivamente que a gramática se constitui na base de todo e qualquer enunciado lingüístico, consistindo o seu conh.ecimento pelo aluno fundamental ao seu melhor desempenho na fala e, mais particularmente, na escrita. Concordes em torno disso, encerraríamos aqui a discus~; fto sem maiores questionamentos. Não nos parece, pois, ser ossa a questão a ser debatida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8168
ISSN: : 01018051
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1985_Art_MGATeixeira.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.