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dc.contributor.authorTeixeira, Maria da Graça de Andrade-
dc.date.accessioned2014-06-03T16:26:13Z-
dc.date.available2014-06-03T16:26:13Z-
dc.date.issued1985-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Maria da Graça de Andrade.A gramática e o ensino da redação. Revista de Letras, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 71-81, 1985.pt_BR
dc.identifier.issn: 01018051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8168-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - gramáticapt_BR
dc.subjectRedação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA gramática e o ensino da redaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPoderíamos iniciar a discussão deste tema indagando se o domínio da gramática interfere no desempenho do aluno ao redigir ou, em outras palavras, se a gramática tem uma real contribu ição a oferecer ao ensino da redação. Se considerarmos que a língua é uma estrutura cujos termos se definem pelas relações que estabelecem uns com os outros vertical e horizontalmente, que a liberdade de um falante encontra- se na proporção exata do domínio que demonstra ter dos mecanismos de combinação e escolha do código lingüístico e que é o conhecimento intuído da gramática da sua língua que lhe fornecer esse domínio. Se ponderarmos ainda que, do ponto de vista da morfologia, em torno de 30 a 50% das palavras que .entram na elaboração de uma mensagem lingüís-tica são morfemas indispensáveis à sua composição e que, do ponto de vista da sintaxe, nenhuma frase se organiza sem se amoldar a uma estrutura preestabelecida pelo sistema, poderemos afirmar positivamente que a gramática se constitui na base de todo e qualquer enunciado lingüístico, consistindo o seu conh.ecimento pelo aluno fundamental ao seu melhor desempenho na fala e, mais particularmente, na escrita. Concordes em torno disso, encerraríamos aqui a discus~; fto sem maiores questionamentos. Não nos parece, pois, ser ossa a questão a ser debatida.pt_BR
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