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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Teixeira, Maria da Graça de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T16:26:13Z | - |
dc.date.available | 2014-06-03T16:26:13Z | - |
dc.date.issued | 1985 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Maria da Graça de Andrade.A gramática e o ensino da redação. Revista de Letras, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 71-81, 1985. | pt_BR |
dc.identifier.issn | : 01018051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8168 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - gramática | pt_BR |
dc.subject | Redação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A gramática e o ensino da redação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Poderíamos iniciar a discussão deste tema indagando se o domínio da gramática interfere no desempenho do aluno ao redigir ou, em outras palavras, se a gramática tem uma real contribu ição a oferecer ao ensino da redação. Se considerarmos que a língua é uma estrutura cujos termos se definem pelas relações que estabelecem uns com os outros vertical e horizontalmente, que a liberdade de um falante encontra- se na proporção exata do domínio que demonstra ter dos mecanismos de combinação e escolha do código lingüístico e que é o conhecimento intuído da gramática da sua língua que lhe fornecer esse domínio. Se ponderarmos ainda que, do ponto de vista da morfologia, em torno de 30 a 50% das palavras que .entram na elaboração de uma mensagem lingüís-tica são morfemas indispensáveis à sua composição e que, do ponto de vista da sintaxe, nenhuma frase se organiza sem se amoldar a uma estrutura preestabelecida pelo sistema, poderemos afirmar positivamente que a gramática se constitui na base de todo e qualquer enunciado lingüístico, consistindo o seu conh.ecimento pelo aluno fundamental ao seu melhor desempenho na fala e, mais particularmente, na escrita. Concordes em torno disso, encerraríamos aqui a discus~; fto sem maiores questionamentos. Não nos parece, pois, ser ossa a questão a ser debatida. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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