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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81513| Tipo: | TCC |
| Título: | A aplicação do problema de balanceamento de bicicletas compartilhadas para resolução de um caso real do Bicicletar |
| Autor(es): | Silva, Yan Rodrigues da |
| Orientador: | Figueiredo, Tatiane Fernandes |
| Palavras-chave em português: | sistemas de compartilhamento de bicicletas;programação linear inteira;problema de rebalanceamento |
| Palavras-chave em inglês: | bike sharing systems;integer linear programming;rebalancing problem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | SILVA, Yan Rodrigues da. A aplicação do problema de balanceamento de bicicletas compartilhadas para resolução de um caso real do Bicicletar. 2025. 56 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025. |
| Resumo: | Os impactos ambientais significativos causados pelos meios de transporte público e privado em regiões metropolitanas têm motivado a busca por alternativas mais sustentáveis de mobilidade urbana. Uma das soluções adotadas em diversas cidades ao redor do mundo é a implementação de sistemas de compartilhamento de bicicletas. Nesse modelo, os usuários podem retirar bicicletas em estações distribuídas pela cidade e devolvê-las em qualquer outra estação disponível, promovendo flexibilidade no deslocamento. No entanto, essa característica gera um desafio operacional relacionado ao desbalanceamento entre as estações, resultando em excesso de bicicletas em algumas localidades e escassez em outras. Diante desse cenário, este trabalho propõe a aplicação de dois modelos de Programação Linear Inteira ao Bicicletar, sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de Fortaleza. Além disso, realiza-se uma análise comparativa dos resultados obtidos com a aplicação dos modelos, buscando avaliar sua eficácia no processo de rebalanceamento das estações. |
| Abstract: | The significant environmental impacts caused by public and private transportation in metropolitan areas have motivated the search for more sustainable urban mobility alternatives. One widely adopted solution in cities around the world is the implementation of bicycle-sharing systems. In this model, users can pick up bicycles at designated stations distributed throughout the city and return them at any other available station, allowing flexible travel. However, this feature introduces an operational challenge related to the imbalance between stations, often resulting in an excess of bicycles in some areas and shortages in others. In this context, this study proposes the application of two Integer Linear Programming models to Bicicletar, the bicycle-sharing system in the city of Fortaleza, Brazil. Furthermore, a comparative analysis of the results obtained from the application of the proposed models is conducted, aiming to assess their effectiveness in the station rebalancing process. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81513 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0002-5583-1779 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/1684842992418561 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias |
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