Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81513
Tipo: TCC
Título : A aplicação do problema de balanceamento de bicicletas compartilhadas para resolução de um caso real do Bicicletar
Autor : Silva, Yan Rodrigues da
Tutor: Figueiredo, Tatiane Fernandes
Palabras clave en portugués brasileño: sistemas de compartilhamento de bicicletas;programação linear inteira;problema de rebalanceamento
Palabras clave en inglés: bike sharing systems;integer linear programming;rebalancing problem
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Fecha de publicación : 2025
Citación : SILVA, Yan Rodrigues da. A aplicação do problema de balanceamento de bicicletas compartilhadas para resolução de um caso real do Bicicletar. 2025. 56 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Os impactos ambientais significativos causados pelos meios de transporte público e privado em regiões metropolitanas têm motivado a busca por alternativas mais sustentáveis de mobilidade urbana. Uma das soluções adotadas em diversas cidades ao redor do mundo é a implementação de sistemas de compartilhamento de bicicletas. Nesse modelo, os usuários podem retirar bicicletas em estações distribuídas pela cidade e devolvê-las em qualquer outra estação disponível, promovendo flexibilidade no deslocamento. No entanto, essa característica gera um desafio operacional relacionado ao desbalanceamento entre as estações, resultando em excesso de bicicletas em algumas localidades e escassez em outras. Diante desse cenário, este trabalho propõe a aplicação de dois modelos de Programação Linear Inteira ao Bicicletar, sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de Fortaleza. Além disso, realiza-se uma análise comparativa dos resultados obtidos com a aplicação dos modelos, buscando avaliar sua eficácia no processo de rebalanceamento das estações.
Abstract: The significant environmental impacts caused by public and private transportation in metropolitan areas have motivated the search for more sustainable urban mobility alternatives. One widely adopted solution in cities around the world is the implementation of bicycle-sharing systems. In this model, users can pick up bicycles at designated stations distributed throughout the city and return them at any other available station, allowing flexible travel. However, this feature introduces an operational challenge related to the imbalance between stations, often resulting in an excess of bicycles in some areas and shortages in others. In this context, this study proposes the application of two Integer Linear Programming models to Bicicletar, the bicycle-sharing system in the city of Fortaleza, Brazil. Furthermore, a comparative analysis of the results obtained from the application of the proposed models is conducted, aiming to assess their effectiveness in the station rebalancing process.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81513
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0002-5583-1779
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1684842992418561
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_yrdasilva.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.