Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81508
Tipo: Dissertação
Título : A Trilha Botânica: jogo pedagógico como recurso didático na aprendizagem de botânica no 1º ano do ensino médio
Título en inglés: The Botanical Trail: an educational game as a didactic resource for learning botany in the first year of secondary school
Autor : Matos, Nadia Tamires Silva
Tutor: Santiago, Silvany Bastos
Palabras clave en portugués brasileño: Botânica - Estudo e ensino;Ensino - Meios auxiliares;Estratégias de aprendizagem;Jogos educativos
Palabras clave en inglés: Botany - Study and teaching;Teaching - Auxiliary means;Learning strategies;Educational games
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::OUTROS
Fecha de publicación : 2023
Citación : MATOS, Nadia Tamires Silva. A Trilha Botânica: jogo pedagógico como recurso didático na aprendizagem de botânica no 1º ano do ensino médio. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O conhecimento de Botânica é de grande relevância devido à importância das plantas na manutenção da vida. Entretanto, o seu ensino é voltado prioritariamente para os conteúdos conceituais, impossibilitando a colaboração e interação entre os alunos com os professores. Com essas situações adversas para se ensinar Botânica na educação, faz-se necessário criar estratégias para que seu ensino se torne agradável apresentados em um contexto motivador e significativo, aspecto este, que pode-se descobrir retornos ao relacionar o Ensino de Botânica com os jogos didáticos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições do jogo didático “Trilha Botânica”, como ferramenta pedagógica para a aprendizagem dos conceitos de Botânica no 1º ano do Ensino Médio. A presente pesquisa teve como suporte teórico os trabalhos, principalmente, de Vygotsky (1968), Piaget (1975) e Lima (2019). A metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada de cunho participante, do tipo intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa. Com isso, foi elaborado um jogo didático de tabuleiro com perguntas e respostas sobre o conteúdo de Botânica denominado Trilha Botânica. O jogo foi utilizado por estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual, em Pedro Segundo-PI. A coleta de dados foi realizada a partir da observação participante por meio do diário de campo, aplicação de questionários antes e após a intervenção com o jogo, além de registros fotográficos. A análise dos dados coletados foi realizada através de um diagnóstico descritivo e gráfico dos conteúdos das respostas dos questionários agrupados em categorias seguindo a mesma sequência dos objetivos específicos. Em relação à utilização do jogo Trilha Botânica em sala de aula, observou que a prática com o jogo produziu um ambiente de ensino-aprendizagem prazeroso, observados através envolvimento, competitividade, autonomia e debates entre os integrantes das equipes. De acordo com os questionários qualitativos, os alunos classificaram o jogo interessante, considerando que ajudou a tornar a aula mais atrativa, além de ter auxiliado na assimilação do conteúdo de Botânica de forma dinâmica ajudando ainda na mudança de rotina das aulas. A análise do diagnóstico da aprendizagem dos alunos em Botânica antes e depois do jogo permitiu verificar que os estudantes assimilaram os conceitos com a atividade lúdica desenvolvida com o jogo, verificou-se que os conhecimentos dos estudantes aumentaram após a utilização do jogo. Esses resultados contribuíram para a elaboração do produto educacional com a finalidade de orientar professores de Biologia a reproduzir e utilizar o jogo com seus alunos em sala de aula, de modo a complementar a prática pedagógica de professores. A partir da pesquisa desenvolvida, concluísse que o jogo, na realidade em que foi aplicado, mostrou-se um instrumento de educação que pode auxiliar o ensino-aprendizagem, considerando que a sua utilização permitiu a ocorrência do processo de assimilação de conceitos facilitando assim a aprendizagem.
Abstract: Knowledge of Botany is of great relevance due to the importance of plants in maintaining life. However, most of the time, teaching is focused primarily on conceptual content, making collaboration and interaction between students and teachers impossible. With these adverse situations for teaching Botany in education, it is necessary to create strategies so that its teaching becomes enjoyable in a motivating and meaningful context, an aspect in which returns can be discovered when relating the Teaching of Botany with didactic games. Thus, this research aimed to investigate the contributions of the didactic game <Trilha Botânica=, as a pedagogical tool for learning Botany concepts in the 1st year of High School. The present research had as theoretical support the works, mainly, of Vygotsky (1968), Piaget (1975) and Lima (2019). The methodology used was applied participatory research, of the pedagogical intervention type, with a qualitative approach. With this, a didactic board game was created with questions and answers about Botany content called Botany Trail. The game was used by 1st year high school students at a state public school, in Pedro Segundo-PI. Data collection was carried out through participant observation through the field diary, application of questionnaires before and after the intervention with the game, in addition to photographic records. The analysis of the collected data was carried out through a descriptive and graphic diagnosis of the contents of the questionnaire responses grouped into categories following the same sequence of specific objectives. Regarding the use of the Trilha Botânica game in the classroom, it was observed that practice with the game produced a pleasant teaching-learning environment, observed through involvement, competitiveness, autonomy and debates between team members. According to the qualitative questionnaires, the students classified the game as interesting, considering that it helped to make the class more attractive, in addition to helping to assimilate the Botany content in a dynamic way and also helping to change the class routine. The analysis of the diagnosis of students' learning in Botany before and after the game allowed us to verify that the students assimilated the concepts with the playful activity developed with the game, it was verified that the students' knowledge increased after using the game. These results contributed to the development of the educational product with the purpose of guiding Biology teachers to reproduce and use the game with their students in the classroom, in order to complement the teachers' pedagogical practice. From the research carried out, it is concluded that the game, in the reality in which it was applied, proved to be an educational instrument that can assist teaching-learning, considering that its use allowed the process of assimilation of concepts to occur, facilitating so learning.
Descripción en portugués brasileño : Acompanha produto educacional: "Jogo Trilha Botânica: manual de instruções".
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81508
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8736686895293778
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-4396-9634
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8128196166798668
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_ntsmatos.pdfDISSERTAÇÃO46,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2025_pe_ntsmatos.pdfPRODUTO EDUCACIONAL32,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.