Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81501| Type: | Dissertação |
| Title: | Dificuldades de aprendizagem: ações para a formação do pensamento histórico por meio da produção de HQS pelos alunos do 7° ano |
| Title in English: | Learning difficulties: actions for the formation of historical tinhking through the production of comics by 7th grade students |
| Authors: | Gross, Carla Patrícia Monteiro |
| Advisor: | Fernandes, Ana Carla Sabino |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Ensino de história;Consciência histórica;Aprendizagem significativa;História em quadrinhos |
| Keywords in English : | History teaching;Historical consciousness;Meaningful learning;Comic books |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | GROSS, Carla Patrícia Monteiro. Dificuldades de aprendizagem: ações para a formação do pensamento histórico por meio da produção de HQS pelos alunos do 7° ano. 2025. 142 f. Dissertação (Mestrado em História) – Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Nestes cinco anos atuando como professora de História do Ensino Fundamental, há uma realidade que me incomoda fortemente: a dificuldade que muitos alunos têm de aprender História. A pergunta “por que preciso aprender isso?” surge constantemente, demonstrando que o que foi ensinado não fez sentido. Buscando respostas para essas dificuldades, esta dissertação analisa os desafios enfrentados por alunos do 7º ano no aprendizado de História, destacando como práticas centradas na memorização de datas e nomes contribuem para uma compreensão superficial da disciplina. Em vez de problematizar o passado, os estudantes tendem a reproduzir informações sem desenvolver o pensamento histórico. O estudo propõe, como alternativa, o uso das histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para promover uma aprendizagem significativa e fomentar a consciência histórica. A pesquisa envolveu a produção de HQs sobre o encontro entre europeus e povos originários durante as Grandes Navegações, incentivando os alunos a explorar aspectos sociais e culturais desse contexto. A atividade permitiu a expressão criativa, o exercício da empatia e o desenvolvimento de interpretações próprias. Fundamentada em autores como Jörn Rüsen e Maria Auxiliadora Schmidt, a proposta considera a aprendizagem histórica como processo de articulação entre experiências prévias e novos conhecimentos, orientando o aluno à construção de sentidos sobre o passado. A consciência histórica, nesse sentido, envolve a capacidade de refletir criticamente sobre as narrativas históricas e sua relevância para o presente. O trabalho também se apoia em pesquisadores que investigam o uso de HQs na educação, como Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos, Daniel Camurça, Marcelo Fronza e Túlio Vilela, cujas contribuições evidenciam o valor formativo das narrativas visuais. Esses autores demonstram que as HQs, ao aliarem linguagem visual e textual, favorecem o engajamento dos estudantes e tornam o conteúdo mais acessível. A produção de HQs revelou-se, portanto, um recurso lúdico e eficaz para ampliar o entendimento histórico e a capacidade argumentativa dos alunos |
| Abstract: | Over five years teaching History in middle school, a persistent concern has been the difficulty many students face in learning the subject. The recurring question, “Why do I need to learn this?” signals a disconnection between content and meaning. This dissertation investigates the learning challenges of 7th-grade students, emphasizing how traditional practices focused on memorization lead to a superficial grasp of historical knowledge. Rather than problematizing the past, students often replicate information without developing historical thinking. As an alternative, this study proposes the use of comic books (HQs) as a Historical sources to foster meaningful learning and historical consciousness. The research involved students creating comic books about the encounter between Europeans and Indigenous peoples during the Age of Exploration, encouraging them to explore social and cultural dimensions of the period. This activity promoted creativity, empathy, and interpretative autonomy. Grounded in theorists like Jörn Rüsen and Maria Auxiliadora Schmidt, the work views historical learning as a process of connecting prior experiences with new knowledge, guiding students to construct meaning from the past. Histórical consciousness in this sense, includes the ability to critically reflect on historical narratives and their relevance to the present. The study also draws on scholars such as Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos, Daniel Camurça, Marcelo Fronza, and Túlio Vilela, who highlight the educational value of comic books. These visual narratives, combining images and text, enhance student engagement and accessibility. Comic production thus emerges as an enjoyable and effective strategy for deepening historical understanding and argumentative skills |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81501 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8372345646588483 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_cpmgross.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.