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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81471| Type: | Dissertação |
| Title: | "Tudo que tem mulher é uma luta": intervenção coeducativa com a unidade temática lutas na educação física escolar em uma turma de ensino médio |
| Title in English: | "Everything that has a woman is a fight": coeducational intervention with the tematic unit struggles in school physical education in a high school class |
| Authors: | Girão, Andréa Lima |
| Advisor: | Corsino, Luciano Nascimento |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação física escolar;Gênero;Coeducação;Ensino médio |
| Keywords in English : | School physical education;Gender;Coeducation;High school |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | GIRÃO, Andréa Lima. "Tudo que tem mulher é uma luta": intervenção coeducativa com a unidade temática lutas na educação física escolar em uma turma de ensino médio. 2025. 213 f Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa fundamentou-se em referenciais com inspiração nos estudos de gênero de orientação pós-estruturalista, que compreendem o gênero como categoria de análise histórica e social, e adotou o conceito de coeducação como estratégia para problematizar e enfrentar as desigualdades de gênero nas aulas de Educação Física escolar. Apoiou-se no entendimento que a Educação Física pode exercer um papel crítico na desconstrução de estereótipos e na ampliação do acesso às manifestações da cultura corporal para todos/todas os/as estudantes. A pesquisa buscou compreender de que modo a abordagem coeducativa pode contribuir para a redução das desigualdades de gênero na Educação Física escolar, tendo como objetivo analisar os limites e as possibilidades de uma unidade didática coeducativa sobre o conteúdo “Lutas – Muay Thai” em uma turma do ensino médio, visando à promoção de vivências mais equitativas. Para aprofundar a temática, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre coeducação, mapeando e analisando a produção acadêmica na pós-graduação brasileira por meio das teses e dissertações. A pesquisa de campo consistiu na construção e implementação de uma proposta de intervenção didática com aulas coeducativas durante um bimestre letivo, em uma turma de 3º ano do ensino médio. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa participante, que utilizou como instrumentos metodológicos o diário de campo, a observação participante e questionários para captar e avaliar as percepções dos/das estudantes ao longo das experiências do cotidiano escolar na educação física. Os dados construídos foram analisados por meio da codificação e categorização dos conteúdos. Como resultado da implementação das aulas e das análises, a principal contribuição da pesquisa consiste na identificação e proposta de quatro categorias centrais para uma Educação Física escolar coeducativa, as quais foram: 1) Identificação das hierarquizações das diferenças de gênero; 2) Problematização para o enfrentamento das hierarquizações das diferenças de gênero; 3) Encorajamento; 4) Masculinidades. Os resultados revelaram avanços significativos na participação e na reflexão crítica dos/das estudantes frente às estruturas que sustentam as desigualdades de gênero. Identificamos, também, um impacto positivo na participação das alunas, com maior engajamento, encorajamento e confiança. A pesquisa, contudo, também evidenciou os desafios persistentes de transformar estruturas enraizadas, reforçando a necessidade de ações pedagógicas contínuas e sistemáticas. Como produto educacional, foi elaborado um material pedagógico com orientações para professores/professoras de Educação Física escolar, oferecendo subsídios para a compreensão e adoção da coeducação como estratégia pedagógica e possibilidade de enfrentamento das desigualdades de gênero. |
| Abstract: | Esta pesquisa fundamentou-se em referenciais com inspiração nos estudos de gênero de orientação pós-estruturalista, que compreendem o gênero como categoria de análise histórica e social, e adotou o conceito de coeducação como estratégia para problematizar e enfrentar as desigualdades de gênero nas aulas de Educação Física escolar. Apoiou-se no entendimento que a Educação Física pode exercer um papel crítico na desconstrução de estereótipos e na ampliação do acesso às manifestações da cultura corporal para todos/todas os/as estudantes. A pesquisa buscou compreender de que modo a abordagem coeducativa pode contribuir para a redução das desigualdades de gênero na Educação Física escolar, tendo como objetivo analisar os limites e as possibilidades de uma unidade didática coeducativa sobre o conteúdo “Lutas – Muay Thai” em uma turma do ensino médio, visando à promoção de vivências mais equitativas. Para aprofundar a temática, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre coeducação, mapeando e analisando a produção acadêmica na pós-graduação brasileira por meio das teses e dissertações. A pesquisa de campo consistiu na construção e implementação de uma proposta de intervenção didática com aulas coeducativas durante um bimestre letivo, em uma turma de 3º ano do ensino médio. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa participante, que utilizou como instrumentos metodológicos o diário de campo, a observação participante e questionários para captar e avaliar as percepções dos/das estudantes ao longo das experiências do cotidiano escolar na educação física. Os dados construídos foram analisados por meio da codificação e categorização dos conteúdos. Como resultado da implementação das aulas e das análises, a principal contribuição da pesquisa consiste na identificação e proposta de quatro categorias centrais para uma Educação Física escolar coeducativa, as quais foram: 1) Identificação das hierarquizações das diferenças de gênero; 2) Problematização para o enfrentamento das hierarquizações das diferenças de gênero; 3) Encorajamento; 4) Masculinidades. Os resultados revelaram avanços significativos na participação e na reflexão crítica dos/das estudantes frente às estruturas que sustentam as desigualdades de gênero. Identificamos, também, um impacto positivo na participação das alunas, com maior engajamento, encorajamento e confiança. A pesquisa, contudo, também evidenciou os desafios persistentes de transformar estruturas enraizadas, reforçando a necessidade de ações pedagógicas contínuas e sistemáticas. Como produto educacional, foi elaborado um material pedagógico com orientações para professores/professoras de Educação Física escolar, oferecendo subsídios para a compreensão e adoção da coeducação como estratégia pedagógica e possibilidade de enfrentamento das desigualdades de gênero. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81471 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9428552274438157 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6302527743928486 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | IEFES - Dissertações defendidas na UFC |
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|---|---|---|---|---|
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