Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81320
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sustentabilidade urbana em programas de fidelidade: perspectivas ambientais pela visão de usuários
Autor(es): Lima, Elivelto da Silva
Oliveira, Felipe Moura
Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Sousa, Paulo Henrique Gomes de Oliveira
Cordeiro, Igor Lopes
Holanda, Thiago Costa
Almeida, José Wandemberg Rodrigues
Mesquita, Maria do Socorro Silva
Ribeiro, Rogeane Morais
Alves, Roberta Michele Ponte
Palavras-chave em português: Sustentabilidade;Resíduo;Beneficios
Data do documento: 2024
Instituição/Editor/Publicador: Journal of Business and Management
Citação: LIMA, E. S.; OLIVEIRA, F. M.; SILVA, A. L. L.; SOUSA, Paulo H.G.O.; CORDEIRO, I. L.; HOLANDA, T. C ; ALMEIDA, J. W. R.; MESQUITA, M. S. S.; RIBEIRO, R. M.; ALVES, R. M. P. Sustentabilidade urbana em programas de fidelidade: perspectivas ambientais pela visão de usuários. Journal of Business and Management, v. 26, n. 5, p. 42-51, 2024. Disponível em: https://www.iosrjournals.org/iosr-jbm/papers/Vol26-issue5/Ser-6/G2605064251.pdf. Acesso em: 17 jun 2025.
Resumo: A gestão ambiental em centros urbanos envolve a otimização do uso de recursos naturais, como energia, água e matéria-prima, mas principalmente sobre a questão de uma destinação adequada dos resíduos gerados. Visto que já existem iniciativas que bonificam o usuário no ato de descartar resíduos corretamente, esta pesquisa focou no caso que ocorre entre a Prefeitura de Fortaleza, Ambipar, Triciclo e iFood que instalaram máquinas de reciclagem em 13 pontos diferentes da cidade, para a coleta de resíduos, cada resíduo depositado vira tricoins, que são as moedas do programa. Metodologia: Este trabalho aplicou um formulário com 22 perguntas que estavam em escala Likert para usuários do programa, para a análise dos resultados, houve um estudo de estatística descritiva. As características da sustentabilidade estão amplamente presentes no desenvolvimento do projeto, a importância da horizontalização da inovação, da integração social para o desenvolvimento sustentável. Resultados: Os usuários percebem seu nível de experiência com os dispositivos Retorna Machine como significativo para formar opiniões, com respostas variando de nunca (33,3%) a sempre (33,3%). Isso destaca a existência de dilemas relacionados à disposição de expressar opiniões sobre esse assunto. Notavelmente, (41,7%) dos sujeitos se abstêm de participar de atividades ou eventos organizados por grupos ambientais e (70,8%) dos usuários não fornecem apoio financeiro a organizações ambientais que promovem práticas sustentáveis. Nesse cenário, (54,2%) dos sujeitos enfatizam consistentemente a importância das práticas ambientais em influenciar sua decisão de se engajar no programa. Além disso, metade dos sujeitos (50%) acha difícil perceber o envolvimento da Prefeitura de Fortaleza em iniciativas que visam salvaguardar e melhorar a qualidade ambiental. Quando questionados sobre o impacto das práticas de gestão ambiental em sua decisão de participar de esforços de sustentabilidade (29.2) dos sujeitos afirmaram consistentemente sua influência. Além disso, (33,3%) dos entrevistados expressaram uma consciência mínima dos investimentos da Prefeitura de Fortaleza em iniciativas para o bem-estar das gerações futuras. Conclusão: Concluiu-se que as perspectivas de ambientais de um programa que visa melhorar a sustentabilidade urbana são: conhecimento sobre a ação, ação da gestão publica, ação privada, envolvimento comunitário e benefícios financeiros.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81320
ISSN: 278-487X
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6251289877313756
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_eslima.pdf189,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.