Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8131
Tipo: Dissertação
Título : A física no ensino médio através do estudo de fenômenos físicos em um automóvel
Título en inglés: Physics in school through the study of physical phenomena in a car
Autor : Chagas, Caio César Moreira
Tutor: Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
Palabras clave : Física - Estudo e ensino;Cinemática;Ensino médio;Automóveis
Fecha de publicación : 2014
Citación : CHAGAS, Caio César Moreira. A física no ensino médio através do estudo de fenômenos físicos em um automóvel. 2014. 229 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho procura apresentar uma alternativa para ensinar Física no nível do ensino secundário, em particular, explorando temas relacionados com a cinemática, dinâmica, óptica geométrica e termodinâmica. Os eixos foram estudados no contexto do funcionamento de um automóvel. Essas ligações foram capazes, de acordo com a presente pesquisa, de fornecer uma melhor compreensão dos fenômenos físicos, que estão presentes em nossa vida, mas que são esquecidos na maioria das práticas pedagógicas desta ciência. Na verdade, de uma maneira geral, os professores trabalham com práticas que não dão sentido para os alunos, mas apenas com as aplicações de fórmulas matemáticas. Nesta pesquisa, trabalhamos com quatro turmas de ensino médio (especializado em ciências da computação), em uma instituição de ensino federal. Os resultados indicam além de um aumento da motivação entre os alunos, mas, principalmente, uma melhor compreensão dos aspectos conceituais dos fenômenos físicos relacionados com o funcionamento de veículos automotores terrestres, em particular, o automóvel.
Abstract: This work attempts to present an alternative to teach Physics in the secundary education level,in particular, exploring themes related to kinematics, dynamics, geometric optics and thermodynamics. These themes were studied in the context of a rotational operation of a car. Such links were able, according to the present research, to furnish a better understanding of the physical phenomena, which are seen in our life, but that are forgotten in most of the pedagogical practices of this science. In fact, in general ways, teachers work with practices that do not give meaningless to the students, but only applications of mathematical formulas. In this research we worked with four classes of secundary education (specialization in computer sciences), in a federal education institution. The results indicate beyond an increased motivation among the students but, mainly, a better understanding of conceptual aspects of physical phenomena related to the operation of automotive vehicles, in articular, the car.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8131
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_dis_csmchagas.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.