Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8098
Tipo: | Dissertação |
Título: | Transtextualidade e hermenêutica na comédia de Aristófanes: o poeta como mestre da cidade |
Título em inglês: | Transtextuality and hermeneutics in the comedy of Aristophanes: the poet as a master of the city |
Autor(es): | Moura Filho, Lauro Inácio de |
Orientador: | Pompeu, Ana Maria César |
Palavras-chave: | Theatre, Greek Comedy, Aristophanes;Transtextuality;Aristófanes. - Crítica e interpretação;Teatro grego(Comédia) - História e crítica;Hermenêutica;Transtextualidade(Literatura) |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | MOURA FILHO, Lauro Inácio de. Transtextualidade e hermenêutica na comédia de Aristófanes: o poeta como mestre da cidade. 2012. 166f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumo: | Aristófanes é o principal representante da comédia grega antiga. Algumas de suas obras foram as únicas a sobreviver até os nossos dias com textos integrais. Suas peças, seguindo a tradição oral do poeta sábio desde Homero, demonstram possuir uma ampla cultura a respeito de várias esferas do mundo de então: política, música, história, literatura etc. No entanto, de todo esse conhecimento presente na comédia de Aristófanes, a cultura literária se destaca de uma forma especial. Vários poetas são aludidos, citados, parodiados etc. no texto de Aristófanes. Dentre eles, porém, Eurípides ocupa um lugar de destaque. Esse tragediógrafo é eleito pelo poeta cômico como “saco de pancadas” literário. Todo esse conhecimento revelado na comédia aristofânica, especialmente o literário, pode simplificar ou dificultar o entendimento do leitor ulterior. Diante disso, apresentamos dois aportes teóricos que ajudarão o leitor hodierno a entender com menos dificuldade o teatro de Aristófanes. O primeiro deles é a proposta exegética de Schleiermacher, presente em sua "Hermenêutica: arte e técnica da interpretação". A hermenêutica schleiermacheriana servirá de princípio norteador para a compreensão da comédia aristofânica de modo geral. O segundo é a proposta da transtextualidade de Gérard Genette, tratada no livro "Palimpsestos: a literatura de segunda mão". A transtextualidade de Genette servirá de fundamento para o entendimento, especificamente, da cultura literária que encontramos na obra de Aristófanes. Essas duas propostas teóricas têm se revelado como importantes ferramentas de interpretação para a comédia de Aristófanes. Sem elas, o leitor ulterior encontrará dificuldades para entender, de forma satisfatória, o sentido textual proposto por aquele comediógrafo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8098 |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_dis_limfilho.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.