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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPompeu, Ana Maria César-
dc.contributor.authorMoura Filho, Lauro Inácio de-
dc.date.accessioned2014-05-19T17:28:24Z-
dc.date.available2014-05-19T17:28:24Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMOURA FILHO, Lauro Inácio de. Transtextualidade e hermenêutica na comédia de Aristófanes: o poeta como mestre da cidade. 2012. 166f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8098-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTheatre, Greek Comedy, Aristophanespt_BR
dc.subjectTranstextualitypt_BR
dc.subjectAristófanes. - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectTeatro grego(Comédia) - História e críticapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectTranstextualidade(Literatura)pt_BR
dc.titleTranstextualidade e hermenêutica na comédia de Aristófanes: o poeta como mestre da cidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAristófanes é o principal representante da comédia grega antiga. Algumas de suas obras foram as únicas a sobreviver até os nossos dias com textos integrais. Suas peças, seguindo a tradição oral do poeta sábio desde Homero, demonstram possuir uma ampla cultura a respeito de várias esferas do mundo de então: política, música, história, literatura etc. No entanto, de todo esse conhecimento presente na comédia de Aristófanes, a cultura literária se destaca de uma forma especial. Vários poetas são aludidos, citados, parodiados etc. no texto de Aristófanes. Dentre eles, porém, Eurípides ocupa um lugar de destaque. Esse tragediógrafo é eleito pelo poeta cômico como “saco de pancadas” literário. Todo esse conhecimento revelado na comédia aristofânica, especialmente o literário, pode simplificar ou dificultar o entendimento do leitor ulterior. Diante disso, apresentamos dois aportes teóricos que ajudarão o leitor hodierno a entender com menos dificuldade o teatro de Aristófanes. O primeiro deles é a proposta exegética de Schleiermacher, presente em sua "Hermenêutica: arte e técnica da interpretação". A hermenêutica schleiermacheriana servirá de princípio norteador para a compreensão da comédia aristofânica de modo geral. O segundo é a proposta da transtextualidade de Gérard Genette, tratada no livro "Palimpsestos: a literatura de segunda mão". A transtextualidade de Genette servirá de fundamento para o entendimento, especificamente, da cultura literária que encontramos na obra de Aristófanes. Essas duas propostas teóricas têm se revelado como importantes ferramentas de interpretação para a comédia de Aristófanes. Sem elas, o leitor ulterior encontrará dificuldades para entender, de forma satisfatória, o sentido textual proposto por aquele comediógrafo.pt_BR
dc.title.enTranstextuality and hermeneutics in the comedy of Aristophanes: the poet as a master of the citypt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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