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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de políticas públicas educacionais: formação continuada de professores por área do conhecimento (Matemática/Ciências), em Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz
Autor(es): Pires Terceiro, Joana Darque
Orientador: Alcântara, Adriana de Oliveira
Palavras-chave em português: Políticas públicas;Formação continuada;Educação de jovens e adultos (EJA);Pedagogia histórico-crítica
Palavras-chave em inglês: Public policies;Continuing education;Education for young people and dults;Historical-critical pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: PIRES TERCEIRO, Joana Darque. Avaliação de políticas públicas educacionais: formação continuada de professores por área do conhecimento (Matemática/Ciências), em Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Ceará (MAPP/UFC), direcionou-se a avaliar a formação continuada, específica por área de conhecimento (Matemática/Ciências), ou a ausência dela, e analisar em que medida essa formação está alinhada com a proposta pedagógica dos Centros de Educação de Jovens e Adultos, com especial atenção ao Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz (CEJAQUI). Os objetivos específicos compreenderam contextualizar a criação e o desenvolvimento do CEJAQUI; verificar a percepção dos/as professores/as do CEJAQUI acerca da formação continuada; investigar os desafios e as limitações enfrentados na implementação da formação continuada por área de conhecimento específica nos Centros de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz (CEJAQUI). Trata-se de abordagem qualitativa, sendo definida como estudo de caso, de natureza bibliográfica, documental e de campo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete profissionais da educação, sendo quatro professore/as e três funcionários da gestão de ambos os sexos e de idades variadas, que atuavam com estudantes do ensino fundamental, do sexto ao nono ano, e um membro do núcleo gestor. A avaliação da pesquisa se fundamentou nas dimensões analíticas da Avaliação em Profundidade, conforme proposta por Rodrigues (2008), organizadas em quatro eixos: (1) Conteúdo da política e/ou do programa, contemplando: formulação, bases conceituais e coerência interna; (2) Trajetória institucional; (3) Espectro temporal e territorial abarcado pela política/programa; e, (4) Análise de contexto de formulação da política e/ou do programa são os norteadores desta proposta de avaliação em profundidade. Essa abordagem foi somada à pedagogia histórico-crítica referendada por Saviani e à educação libertária, por Paulo Freire, vertentes que, contrárias à avaliação como controle, a concebem como um instrumento de transformação, especialmente em prol das camadas populares. Os resultados indicaram que o contexto político no Brasil exerce influência significativa sobre o desenvolvimento e a implementação das políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo que cada administração apresenta as próprias perspectivas e prioridades, as quais moldam a trajetória dessas políticas. A avaliação evidenciou a relevância da formação continuada dos/as educadores/as do CEJAQUI, a exemplo a necessidade de alinhamento entre o perfil sociocultural dos/as alunos/as e as áreas do conhecimento dos/as docentes, para que se alcance prática educativa mais eficaz. Daí é imprescindível o aprimoramento das políticas públicas voltadas para formação continuada por área do conhecimento, especialmente nos campos da Matemática e das Ciências, com objetivo de melhor atender professores/as de EJA, promover a inclusão social e elevar a qualidade do ensino nesta modalidade. Por fim, impõe-se a urgência do aprimoramento das políticas de formação continuada, com enfoque específico nas áreas de Matemática e Ciências aos educadores do CEJAQUI. Isso se justifica pelo fato de que a formação, atualmente, oferecida não se alinha às realidades e necessidades dos/as docentes e discentes dessa instituição, como reflexão e prática, foco nas especificidades, entre outras dos/as docentes participantes. É fundamental que a formação, como ponte entre saberes e práticas, reflita o contexto singular dos/as educadores/as para promover o compromisso genuíno com a formação de conhecimento que transcenda as barreiras do presente e do futuro, florescendo, na prática cotidiana do ensino, educação como processo de libertação, transformação e criação de conhecimento.
Abstract: This research for the Professional Master's Degree in Public Policy Evaluation, from the Federal University of Ceará (MAPP/UFC), aimed to evaluate the continuing education, specific to the area of knowledge (Mathematics/Sciences), or the lack thereof, and to analyze to what extent this education is aligned with the pedagogical proposal of the Youth and Adult Education Centers, with special attention to the Youth and Adult Education Center of Aquiraz (CEJAQUI). The specific objectives included contextualizing the creation and development of CEJAQUI; verifying the perception of CEJAQUI teachers regarding continuing education; investigating the challenges and limitations faced in the implementation of continuing education by specific area of knowledge in the Youth and Adult Education Centers of Aquiraz (CEJAQUI). This is a qualitative approach, defined as a case study, of a bibliographic, documentary and field nature, in which semi-structured interviews were conducted with seven education professionals, four teachers and three management employees of both sexes and of varying ages, who worked with elementary school students, from the sixth to the ninth grade, and one member of the management team. The research evaluation was based on the analytical dimensions of the In-Depth Assessment, as proposed by Rodrigues (2008), organized into four axes: (1) policy content, formulation, conceptual bases and coherence; (2) context of elaboration; (3) institutional trajectory of implementation; and (4) territorial and temporal spectrum of application. This approach was combined with the historical-critical pedagogy endorsed by Saviani and libertarian education, by Paulo Freire, strands that, contrary to assessment as control, conceive it as an instrument of transformation, especially in favor of the popular classes. The results indicated that the political context in Brazil exerts considerable influence on the development and implementation of Youth and Adult Education (EJA) policies, with each administration presenting its own perspectives and priorities, which shape the trajectory of these policies. The evaluation highlighted the relevance of continuing education for CEJAQUI educators, highlighting the need for alignment between the sociocultural profile of students and the areas of knowledge of teachers, to achieve more effective educational practices. Thus, it is concluded that it is essential to improve public policies aimed at continuing education by area of knowledge, especially in the fields of Mathematics and Sciences, with the aim of better serving EJA teachers, promoting social inclusion, and improving the quality of teaching in this modality. It was therefore concluded that there is an urgent need to improve continuing education policies, with a specific focus on the areas of Mathematics and Sciences, aimed at CEJAQUI educators. This is justified by the fact that the training currently offered does not align with the realities and needs of teachers at this institution. It is essential that training, as a bridge between knowledge and practices, reflects the unique context of these educators, thus promoting a genuine commitment to the formation of knowledge that transcends the barriers of time and space, flourishing, in the daily practice of teaching, an education as a process of liberation, transformation and creation of knowledge.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80736
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1813924087818477
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7900026385283869
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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