Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8037
Tipo: Dissertação
Título: Assistência ao estudante na Universidade Federal do Ceará: Contribuições Teóricas e Práticas
Autor(es): Pessoa, Soraya Moreira
Orientador: Monteiro, André Jalles
Palavras-chave: Student assistance;College education;Estudantes Universitários - Programas de Desenvolvimento - Ceará;Tutoria entre pares estudantes - Ceará;Programa Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis;Universidade Federal do Ceará
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: PESSOA, Soraya Moreira. Assistência ao estudante na Universidade Federal do Ceará: Contribuições Teóricas e Práticas. 2012. 97f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Este trabalho resulta de pesquisa de natureza exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, em que foi procedida à análise de conteúdo de depoimentos redigidos por estudantes bolsistas vinculados, em 2011.1, ao Programa Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os conteúdos abordados envolvem a assistência ao estudante– praticada nas instituições federais de ensino superior brasileiras (IFES), ditada pelo panorama socioeconômico mundial – e o trabalho realizado com e pelos bolsistas do PACCE, que utiliza preceitos da aprendizagem cooperativa, observando-se o caso da UFC. Buscou-se investigar a potencialidade do programa, como forma de assistência, com o suporte na percepção desse estudante bolsista, materializada em expressão escrita sobre sua experiência após um semestre de atividades. Não pretendendo generalizar os resultados, os dados da pesquisa revelam que o referido programa possui vários fatores que o tornam uma forma de assistência em potencial e mais abrangente, pois trabalha não só conteúdos acadêmicos mas também a formação geral que habilita o estudante universitário, pessoal e profissionalmente.
Abstract: This work results from an exploratory study involving bibliographic and documental data collection, which was proceeded through analysis of statements written by scholar students linked to the Student Cells in Cooperative Learning Program (PACCE), from the Training and Learning Cooperative Coordinating Body (COFAC), the Dean of Graduate Studies (PROGRAD), of the Federal University of Ceara (UFC), in 2011.1. The content addressed involve assistance to the students - performed in federal educational institutions in Brazil (IFES), dictated by socioeconomic worldwide panorama - and the work done by scholars of PACCE, which use principles of cooperative learning, observing the UFC instance . We aimed to investigate the potential of the program as a way of assistance, starting with the support in the perception of that scholarship student, embodied in written expression on his experience after a semester of activities. Not wishing to generalize the findings, the survey data show that the program has several factors that make it a potential form of assistance and more comprehensive because it works not only academic content but also general training that enables the college student in personal and professional ways.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8037
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_smpessoa.pdf859,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.