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Tipo: Dissertação
Título : O papel da educação na promoção do desenvolvimento sustentável: um estudo sobre a expansão do ensino superior na região metropolitana do Cariri
Título en inglés: The role of education in promoting sustainable development: a study on the expansion of higher education in the metropolitan Cariri
Autor : Barreto, Polliana de Luna Nunes
Tutor: Monteiro, André Jalles
Palabras clave : Higher Education;Public Policy;Ensino superior e Estado - Cariri,Região Metropolitana do(CE);Desenvolvimento sustentável - Cariri,Região Metropolitana do(CE)
Fecha de publicación : 2012
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : BARRETO, Polliana de Luna Nunes. O papel da educação na promoção do desenvolvimento sustentável: um estudo sobre a expansão do ensino superior na região metropolitana do Cariri. 2012. 114f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2012.
Resumen en portugués brasileño: A educação de um modo geral, e mais especificamente a expansão do ensino superior no interior dos estados federados, dialoga com estudos atuais de novos modelos de Desenvolvimento. Discutiremos aqui a ampliação do acesso à educação formal nessas localidades e tais modelos. Nesse sentido, elegeu-se assim como tema desta pesquisa a Educação Superior na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável na Região Metropolitana do Cariri. O objetivo geral deste estudo é apresentar o acesso à educação superior neste território como uma das ferramentas capazes de alavancar o desenvolvimento sustentável. Para tanto, a pesquisa buscou fazer um levantamento histórico das políticas educacionais para o ensino superior no Brasil e na RMC, caracterizar a situação socioeconômica da RMC na primeira década do século XXI, mostrar a importância das políticas públicas na expansão do Ensino Superior na região e relacionar o papel da Universidade e a promoção do Desenvolvimento Sustentável. Foi considerado o período compreendido entre os anos 2000 a 2010 e eleitas variáveis constantes na dimensão social da Sustentabilidade. Esta pesquisa se propõe descritiva, na medida em que caracteriza a implantação e a expansão do ensino superior caririense a partir da relação entre as variáveis eleitas. Este trabalho é fruto de uma pesquisa documental baseada em dados secundários, os quais estão à disposição nos bancos de dados institucionais das IES que compõem a amostra e ainda de organismos públicos de pesquisa, como o INEP, IPECE e IBGE. O quadro socioeconômico da RMC demonstra avanços e fragilidades no caminho da sustentabilidade. Para alavancar o DS é necessário um esforço em várias frentes, levando em consideração todas as dimensões da sustentabilidade; faz-se necessário continuar ampliando o acesso ao ensino superior, bem como resolver o problema da distorção idade-série no ensino médio, que apesar de ter sofrido forte redução na última década, ainda persiste. Os resultados obtidos após a análise dos dados demonstram que A RMC tem avançado em áreas estratégicas para o DS, entretanto é imprescindível uma preocupação de caráter conceitual e qualitativo no tocante à educação, tendo em vista que o Desenvolvimento Sustentável pede uma mudança de mentalidades. Uma importante ferramenta está sendo disseminada, e essa pesquisa vem provar isso, que é o acesso à escolaridade. Esse relatório vem afirmar, também, que avanços em áreas importantes da dimensão social conseguidos na última década na RMC promovem condições favoráveis para o D.S da RMC.
Abstract: Education in general and more specifically the expansion of higher education within the federal states, dialogues with current studies of new models of development. We discuss here the expansion of access to formal education in these places and these models. In this sense, was chosen as the theme of this research Higher Education in the Perspective of Sustainable Development in the Metropolitan Region of Cariri. The aim of this study is to provide access to higher education in this territory as a tool capable of driving sustainable development. To this end, the research sought to make a historical survey of educational policies for higher education in Brazil and CMR, to characterize the socioeconomic status of CMR in the first decade of this century, to show the importance of public policies on the expansion of higher education in the region and to relate the role of the university and the promotion of sustainable development. It was considered the period between the years 2000 to 2010 and selected variables in the social dimension of sustainability. This research proposes itself descriptive, characterized in that the installation and expansion of higher education in Cariri from the relationship between the chosen variables. This work is a result of documentary research based on secondary data, which are available in institutional databases of IES in the sample and also for public research, as the INEP, IBGE and IPECE. The table shows the RMC socioeconomic progress and weaknesses in the way of sustainability. To leverage the DS effort is needed on several fronts, taking into account all dimensions of sustainability, it is necessary to continue expanding access to higher education, as well as solve the age-grade in high school, that have suffered a marked decline in the last decade, but still persists. The results obtained after analyzing the data, show that the RMC has advanced in strategic areas for the DS, though it is an essential concern of a conceptual nature and quality with regard to education, in order that sustainable development calls for a change of mindset. An important tool is being disseminated, and this research comes to prove that, which is the access to schooling. This report has to say also that advances in important areas of the social dimension achieved in the last decade in the RMC promote favorable conditions for sustainable development of CMR.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8027
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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