Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80132
Type: TCC
Title: Archgame: jogo de tabuleiro para aprendizado de conceitos da arquitetura de computadores
Authors: Araújo, Matheus Carvalho de
Advisor: Chaves, José Osvaldo Mesquita
Keywords in Brazilian Portuguese : arquitetura de computadores;jogos educativos;jogo de tabuleiro
Keywords in English : computer architecture;educational games;board game
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Issue Date: 2023
Citation: ARAÚJO, Matheus Carvalho de. Archgame: jogo de tabuleiro para aprendizado de conceitos da arquitetura de computadores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A arquitetura de computadores é uma disciplina importante, pois explora os componentes de um computador e suas inter-relações, sendo fundamental, por exemplo, para que um programador possua um bom entendimento da arquitetura de computadores a fim de desenvolver um software adequado a determinada arquitetura. Caso contrário, o software pode causar erros e travamentos no computador, resultando em prejuízos para o usuário. No entanto, a arquitetura de computadores é uma disciplina predominantemente teórica, com poucas oportunidades de aplicação prática, tornando complexa a compreensão do funcionamento de um computador. Devido às características lúdicas e de gamificação, os jogos educativos têm se mostrado eficientes no processo de aprendizagem, e com base nisto, este trabalho desenvolveu o ArchGame, um jogo educativo para auxiliar no aprendizado dos principais conceitos de arquitetura de computadores, que se trata de um jogo de tabuleiro onde atribuem-se pontos aos jogadores na medida que evoluem no jogo. Para coletar dados sobre a eficácia do jogo, o mesmo foi aplicado em turmas da disciplina de arquitetura de computadores e os participantes responderam a um questionário baseado no modelo MEEGA+. O resultados do questionário foi muito satisfatórios para a primeira versão do jogo, em que o menor índice de concordo e concordo totalmente na questão de usabilidade foi de 25, somado à questão de aprendizagem em poucos passos, em que houve 9 respostas de concordo e 16 de concordo totalmente, e na questão de experiência do usuário, ficou em torno de 23, somando se o jogo era desafiador, em que 11 concordaram e 12 concordaram totalmente, e as sugestões dos usuários serão consideradas para futuras evoluções do ArchGame.
Abstract: Computer architecture is an important discipline as it explores the components of a computer and their interrelationships, essential, for example, for a programmer to have a good understanding of computer architecture in order to develop software suitable for a given architecture. Otherwise, the software may cause errors and crashes on the computer, resulting in harm to the user. However, computer architecture is a predominantly theoretical discipline, with few opportunities for practical application, making it complex to understand how a computer works. Due to the ludic and gamification characteristics, educational games have been shown to be efficient in the learning process, and based on this, this work developed the ArchGame, an educational game to assist in learning the main concepts of computer architecture, which is a board game where points are awarded to players as they evolve in the game. To collect data on the effectiveness of the game, it was applied to computer architecture classes and participants answered a questionnaire based on the MEEGA+ model. The results of the questionnaire were very satisfactory for the first version of the game, and users' suggestions will be considered for future developments of ArchGame.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80132
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_mcaraujo.pdf772,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.