Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80129
Type: | TCC |
Title: | Otimização de rotas do transporte escolar público em Russas/CE: uma abordagem com programação linear inteira |
Authors: | Moreira, Vinícius de Oliveira |
Advisor: | Lima, Marcos Vinicius de Andrade |
Keywords in Brazilian Portuguese : | otimização de rotas escolares;programação linear inteira;problema do caixeiro viajante;transporte escolar público |
Keywords in English : | school route optimization;integer linear programming;traveling salesman problem;public school transportation |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE |
Issue Date: | 2025 |
Citation: | MOREIRA, Vinícius de Oliveira. Otimização de rotas do transporte escolar público em Russas/CE: uma abordagem com programação linear inteira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho apresenta uma abordagem de otimização das rotas do transporte escolar público na cidade de Russas/CE, utilizando a Programação Linear Inteira (PLI). O objetivo principal foi minimizar a distância percorrida pelos ônibus escolares, garantindo eficiência operacional. Para isso, foram mapeadas as rotas atualmente utilizadas pela prefeitura e um modelo matemático foi desenvolvido para encontrar trajetos mais curtos e eficazes. O problema foi modelado como uma variação do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), com restrições específicas para garantir a viabilidade da solução. A implementação do modelo permitiu a obtenção de rotas otimizadas. Os resultados demonstraram que a otimização permitiu uma redução significativa nas distâncias percorridas: a Rota 1 teve uma diminuição de 2,28 km (otimização de 19,79%) e a Rota 2 apresentou uma redução de 3,03 km (otimização de 20,23%). Essas melhorias impactam diretamente a eficiência do transporte escolar, reduzindo a distância de deslocamento dos alunos e os custos operacionais. Os resultados deste estudo reforçam a importância da aplicação de técnicas de otimização para a gestão do transporte escolar público, proporcionando um serviço mais ágil para o município. |
Abstract: | This paper presents an approach to optimizing public school transport routes in the city of Russas/CE, using Integer Linear Programming (ILP). The main objective was to minimize the distance traveled by school buses, ensuring operational efficiency. To do this, the routes currently used by the city were mapped and a mathematical model was developed to find the shortest and most efficient routes. The problem was modeled as a variation of the Traveling Salesman Problem (TSP), with specific constraints to ensure the feasibility of the solution. The implementation of the model enabled the obtaining of optimized routes. The results showed that the optimization led to a significant reduction in the distances traveled: Route 1 had a reduction of 2.28 km (an optimization of 19.79%) and Route 2 had a reduction of 3.03 km (an optimization of 20.23%). These improvements have a direct impact on the efficiency of school transportation, reducing the distance students travel and operating costs. The results of this study reinforce the importance of applying optimization techniques to the management of public school transport, providing a more agile service for the municipality |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80129 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0007-4467-4436 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3710254368866896 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_vomoreira.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.