Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80055
Type: TCC
Title: Implantação de práticas de inspeção contínua: um estudo de caso na disciplina de manutenção de software
Authors: Lima, Antônia Naelly Freire de
Keywords in Brazilian Portuguese : qualidade;inspeção contínua;Sonar Cloud;refatoração
Keywords in English : quality;continuous inspection;Sonar Cloud;refactoring
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Issue Date: 2024
Citation: LIMA, Antônia Naelly Freire de. Implantação de práticas de inspeção contínua: um estudo de caso na disciplina de manutenção de software. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A inspeção contínua para garantir a entrega de software de qualidade é uma prática essencial que deve ser incorporada e dominada por estudantes da área de desenvolvimento de software. Porém, pesquisas indicam que o ensino e aprendizado dessas técnicas enfrentam desafios significativos e são subestimados na maioria das instituições de ensino superior. No mercado de trabalho, a inspeção contínua tornou-se uma prática fundamental no desenvolvimento de software, contribuindo para a melhoria da qualidade e eficiência do produto final. A pesquisa do presente trabalho focou na implantação da ferramenta de inspeção contínua, Sonar Cloud, durante um projeto de refatoração de código-fonte. Com isso, o experimento foi realizada em um ambiente de sala de aula com alunos da disciplina de Manutenção de Software da Universidade Federal do Ceará - Campus de Russas, no semestre de 2023.2. Com o intuito de avaliar como a introdução da inspeção contínua afeta o processo de manutenção dos projetos dos alunos, ajudando-os a minimizar os efeitos das mudanças e a evitar a introdução de novos problemas no software. Os resultados demonstraram que a adoção da inspeção contínua, por meio do Sonar Cloud, auxiliou significativamente os estudantes na identificação de maus hábitos de codificação, na detecção de bugs já existentes no código e na prevenção de novos erros durante a refatoração dos seus projetos. Além disso, mostraram que o trabalho em equipe foi altamente valorizado pelos alunos, que reconheceram a importância das práticas de inspeção para garantir a entrega de software de alta qualidade. Esta pesquisa evidencia a importância de integrar técnicas e ferramentas amplamente utilizadas no mercado de trabalho ao ambiente acadêmico, promovendo um aprendizado mais alinhado com as práticas profissionais e preparando melhor os estudantes para os desafios da indústria de software.
Abstract: Continuous inspection to ensure the delivery of quality software is an essential practice that should be incorporated and mastered by students in the software development field. However, research indicates that the teaching and learning of these techniques face significant challenges and are often underestimated in most higher education institutions. In the workforce, continuous inspection has become a fundamental practice in software development, contributing to the impro vement of the final product’s quality and efficiency. This research focused on the implementation of the continuous inspection tool, Sonar Cloud, during a source code refactoring project. The experiment was conducted in a classroom setting with students from the Software Maintenance course at the Federal University of Ceará - Campus Russas, in the 2023.2 semester. The aim was to assess how the introduction of continuous inspection affects the maintenance process of students’ projects, helping them minimize the impact of changes and avoid introducing new problems into the software. The results demonstrated that the adoption of continuous inspection, through Sonar Cloud, significantly helped students identify poor coding habits, detect existing bugs in the code, and prevent new errors during the refactoring of their projects. Moreover, they showed that teamwork was highly valued by the students, who recognized the importance of inspection practices in ensuring the delivery of high-quality software. This research highlights the importance of integrating techniques and tools widely used in the industry into the academic environment, promoting a learning experience more aligned with professional practices and better preparing students for the challenges of the software industry.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80055
Author's ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9689-5334
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0024910451601995
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_anflima.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.