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Tipo: Dissertação
Título : A formação da engenheira (o) agrônoma (o): uma experiência na UNILAB-CE
Autor : Bernardo, Alana Rodrigues
Tutor: Silva, Maria Eleni Henrique da
Palabras clave en portugués brasileño: Formação profissional;Projeto Político Pedagógico e UNILAB
Palabras clave en inglés: Formación profesional;Proyecto Político Pedagógico
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : BERNARDO, Alana Rodrigues. A formação da engenheira (o) agrônoma (o): uma experiência na UNILAB-CE. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo visa analisar o processo de formação profissional em engenharia agronômica no âmbito do curso de Agronomia oferecido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), situada em Redenção – CE, no período compreendido entre 2011 e 2016. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva e explicativa, uma vez que busca observar, analisar e documentar os eventos ocorridos. A abordagem metodológica adotada baseia-se na narrativa autobiográfica como procedimento para a coleta e análise de dados. A formação tecnicista, historicamente orientada para a adoção do pacote tecnológico associado à revolução verde, revela-se inadequada para atender às demandas sociais e ambientais contemporâneas. Urge, portanto, a necessidade premente de conceber um novo paradigma de formação para os profissionais desse campo. Esse desafio emerge como uma pauta central para as instituições de ensino incumbidas da formação desses especialistas. A transformação da formação profissional inicia-se pela reelaboração do projeto pedagógico, visando a incorporação de conteúdos que contribuam para a formação de um profissional comprometido com os desafios emergentes enfrentados pela agricultura. Nesse contexto, é crucial repensar as estratégias de ensino-aprendizagem e promover uma abordagem holística que contemple não apenas aspectos técnicos, mas também sociais, econômicos e ambientais. Apesar dos obstáculos enfrentados durante a implementação do curso de agronomia na UNILAB, este destaca-se como uma alternativa diferenciada em relação a outros programas tradicionais de formação dos profissionais de agronomia. A disciplina de práticas agrícolas agronomia proporcionaram uma imersão progressiva na realidade agrícola e nas práticas de assistência técnica e extensão rural para o acadêmico e a acadêmica me agronomia.
Resumen en español: El presente estudio tiene como objetivo describir el proceso de formación profesional en ingeniería agronómica en el marco del curso de Agronomía ofrecido por la Universidad de la Integración Internacional de la Lusofonía Afro-Brasileña (UNILAB), ubicada en Redenção - CE, en el período comprendido entre 2011 y 2016. Esta investigación se caracteriza como cualitativa, descriptiva y explicativa, ya que busca observar, analizar y documentar los eventos ocurridos. El enfoque metodológico adoptado se basa en la narrativa autobiográfica como procedimiento para la recopilación y análisis de datos. La formación tecnicista, históricamente orientada hacia la adopción del paquete tecnológico asociado a la revolución verde, resulta inadecuada para satisfacer las demandas sociales y ambientales contemporáneas. Urgen, por lo tanto, la necesidad apremiante de concebir un nuevo paradigma de formación para los profesionales de este campo. Este desafío surge como una agenda central para las instituciones educativas encargadas de la formación de estos especialistas. La transformación de la formación profesional comienza con la reelaboración del proyecto pedagógico, con el fin de incorporar contenidos que contribuyan a la formación de un profesional comprometido con los desafíos emergentes que enfrenta la agricultura. En este contexto, es crucial repensar las estrategias de enseñanza-aprendizaje y promover un enfoque holístico que contemple no solo aspectos técnicos, sino también sociales, económicos y ambientales. A pesar de los obstáculos enfrentados durante la implementación del curso de agronomía en la UNILAB, este se destaca como una alternativa diferenciada en comparación con otros programas tradicionales de formación de profesionales de agronomía. La disciplina de prácticas agrícolas proporcionó una inmersión progresiva en la realidad agrícola y en las prácticas de asistencia técnica y extensión rural para el estudiante de agronomía.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79701
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7566720035590146
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2076267318309264
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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