Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7961
Tipo: | Dissertação |
Título: | A avaliação diagnóstica como subsídio às práticas docentes no ensino da matemática: uma análise dos resultados das avaliações dos alunos do 2º ano do ensino fundamental do Estado da Bahia |
Título em inglês: | The diagnostic evaluation as an aid to teaching practices in mathematics teaching: an analysis of the results of student evaluations of the 2nd year of primary education in the State of Bahia |
Autor(es): | Carvalho, Alanna Oliveira Pereira |
Orientador: | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Palavras-chave: | Evaluation of Learning;Teaching Mathematics;Matemática – Estudo e ensino – Avaliação – Bahia;Aprendizagem - Avaliação - Bahia;Avalie Alfa |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. A avaliação diagnóstica como subsídio às práticas docentes no ensino da matemática: uma análise dos resultados das avaliações dos alunos do 2º ano do ensino fundamental do Estado da Bahia. 2014. 206f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar os resultados da Provinha Brasil aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública do Estado da Bahia dos municípios participantes do Programa Avalie Alfa, no ano de 2012. Após a divulgação dos resultados desta avaliação, ao final do primeiro semestre letivo, os professores são orientados a realizar atividades de intervenção pedagógica em sala de aula visando desenvolver as aprendizagens das crianças apontadas pela avaliação. Compreender a avaliação externa e em larga escala como propulsora de subsídios à pratica docente é um novo desafio para gestores e professores da Educação Básica. Para auxiliar a tecedura teórica sobre avaliação educacional, os estudos de autores contemporâneos como Luckesi, Perrenoud, Guerra, Vianna e Desprebiteris foram mencionados, a fim de fundamentar as análises realizadas. Para a construção da arquitetura teórica sobre a prática docente no ensino da Matemática nos anos inicias do Ensino Fundamental foram utilizadas as ideias de Piaget, Vygostsky, Vergnaud, Kami, Valente, Bicudo e Lorenzato. De cunho bibliográfico e documental, este estudo realizou, além da discussão dos resultados quantitativos da Provinha Brasil de Matemática 2012, uma investigação de cunho qualitativo, a fim de identificar como os resultados podem auxiliar os professores nas intervenções em sala de aula por meio de um trabalho pedagógico para o aprofundamento e a consolidação das competências e habilidades que os educandos demonstram ter nessa fase dos processos de ensino e de aprendizagem. De acordo com os resultados desse estudo, a Provinha Brasil aplicada e analisada nos moldes do Programa Avalie Alfa Bahia pode contribuir significativamente para o aprimoramento da prática docente no Ensino da Matemática e, por conseguinte, na aprendizagem dos estudantes, uma vez que possibilita por parte do professor a compreensão acerca das competências e habilidades que devem ser consolidadas pelos estudantes nessa etapa de escolarização. Dessa forma, o presente estudo apresenta perspectivas de análise e de intervenção para auxiliar a ação docenteno trabalho pedagógico na área da Matemática. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7961 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014-DIS-AOPCARVALHO.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.