Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViana Júnior, Gerardo Silveira-
dc.contributor.authorLima, Hebe de Medeiros-
dc.date.accessioned2014-04-28T14:21:22Z-
dc.date.available2014-04-28T14:21:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLIMA, Hebe de Medeiros. Formação docente transdisciplinar: uma proposta curricular nos Cursos de Licenciatura em Música da UECE e da UFC de Fortaleza-CE. 2013. 157f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7956-
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the process of capacitation of musical educators with the perspective of a transdisciplinary pedagogical approach, taking into account the curricular matrix of the courses of musical habilitation in the Federal and State Public Universities in Fortaleza. To these considerations we discus the work of authors that deal with transdisciplinary proposals in curricula, such as Morin (2000), Nicolescu (2000), Libâneo (2005), Moraes (2008), and Nascimento (2008). The methodologyis qualitative, based on multiple case studies, using the fundamentals of Bogdan and Biklen (1994), Gómes (1996), Stake (1998), André (2005), Peres e Santos (2005), Yin (2005), Beaud e Weber (2007) e Gil (2009).The data was collected from the Political Pedagogical Projects of the above mentioned Musical Courses, as well as from interviews with the teachers that worked in the development of these curricular matrixes. The results show some possibilities and applications of transdisciplinary proposals in curricula, and its implications in the formations of musical educators.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMusical Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Training and Curriculum Transdisciplinaritypt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudo - Avaliação - Fortaleza(CE) - Currículospt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores de música – Formação – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleFormação docente transdisciplinar: uma proposta curricular nos Cursos de Licenciatura em Música da UECE e da UFC de Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de formação do educador musical na perspectiva de uma proposta pedagógica transdisciplinar, levando em consideração a matriz curricular dos Cursos de Licenciatura em Música nas Universidades Públicas, Estadual e Federal de Fortaleza no Ceará.Para estas apreciações recorremos aos autores que discutem propostas transdisciplinares no currículo como Morin (2000), Nicolescu (2000), Libâneo (2005), Moraes (2008) e Nascimento (2008). A metodologia é de abordagem qualitativa com delineamento em estudo de casos múltiplos amparada nas fundamentações de Bogdan e Biklen (1994),Gómez (1996), Stake (1998), André (2005), Peres e Santos (2005), Yin (2005), Beaud e Weber (2007) e Gil (2009). Os dados foram coletados a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Música das Universidades Públicas, Estadual e Federal em Fortaleza e das entrevistas com professores que participaram do processo de criação e de formulação da matriz curricular. Os resultados mostram algumas possibilidades e aplicabilidades das propostas transdisciplinares nos currículos e seus desdobramentos na formação dos educadores musicaispt_BR
dc.title.enTransdisciplinary teacher training: a proposal for curriculum of the undergraduate Courses in Music of UECE and UFC of Fortaleza-CEpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-HMLIMA.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.