Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79378
Tipo: Dissertação
Título : Projeto "Fábrica de motores": uma abordagem do tema máquinas térmicas no ensino básico no contexto da teoria das inteligências múltiplas
Autor : Sá, Ana Clara Bezerra Saraiva
Tutor: Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar
Palabras clave en portugués brasileño: Máquinas térmicas;Termodinâmica;Ensino de física;Teoria das Inteligências Múltiplas
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Fecha de publicación : 2024
Citación : SÁ, A. C. B. S. Projeto "Fábrica de motores": uma abordagem do tema máquinas térmicas no ensino básico no contexto da teoria das inteligências múltiplas. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024
Resumen en portugués brasileño: A área da Termodinâmica apresenta significativa relevância dentro do Ensino de Física, tanto por seu caráter integrativo com outras disciplinas, como a Química, como também por sua perenidade nos currículos escolares. Foi verificado, no entanto, um número pouco expressivo de trabalhos voltados ao ensino nesta área. Assim, considerando a importância dos tópicos de Termodinâmica no Ensino de Física, foi desenvolvido um produto educacional que integra atividades síncronas e assíncronas para o tópico de Máquinas Térmicas. De modo a considerar a individualidade dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, a base teórica utilizada consistiu na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, utilizada em todo o processo. Este produto foi estruturado na forma de uma cartilha, onde o processo em sala de aula inclui três etapas centrais: pesquisa, desenho de projeto e construção de protótipo, sendo este uma maquete explicativa. Os estudantes, organizados em equipe, exploraram os tópicos Ciclo de Carnot, Ciclo de Otto e Ciclo do Refrigerador. Após a aplicação do produto educacional em contexto de sala de aula, os resultados evidenciaram a compreensão dos elementos estruturais do tópico Máquinas Térmicas, bem como mudanças na dinâmica de sala de aula que favoreceram o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The field of Thermodynamics holds significant importance within Physics Teaching, both due to its integrative nature with other disciplines, such as Chemistry, and its enduring presence in academic curricula. However, a relatively limited number of studies focusing on teaching in this domain have been identified. In light of the relevance of Thermodynamics topics, an educational product was developed that incorporates both synchronous and asynchronous activities specifically addressing the topic of Heat Engines. To account for the individual differences among students in the teaching-learning process, the theoretical framework applied was Howard Gardner’s Theory of Multiple Intelligences, which anchored the entirety of the design. This product was structured in the form of a booklet, with the classroom process comprising three central stages: research, project design, and prototype construction, the latter being an explanatory model. Students, organized into teams, engaged with the topics of the Carnot Cycle, the Otto Cycle, and the Refrigerator Cycle. The implementation of this product in the classroom yielded results that demonstrated not only an understanding of the structures of Heat Engines but also notable changes in classroom dynamics that enhanced the teaching-learning process.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79378
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_acbssa.pdf20,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.