Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79378
Tipo: | Dissertação |
Título: | Projeto "Fábrica de motores": uma abordagem do tema máquinas térmicas no ensino básico no contexto da teoria das inteligências múltiplas |
Autor(es): | Sá, Ana Clara Bezerra Saraiva |
Orientador: | Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar |
Palavras-chave em português: | Máquinas térmicas;Termodinâmica;Ensino de física;Teoria das Inteligências Múltiplas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SÁ, A. C. B. S. Projeto "Fábrica de motores": uma abordagem do tema máquinas térmicas no ensino básico no contexto da teoria das inteligências múltiplas. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024 |
Resumo: | A área da Termodinâmica apresenta significativa relevância dentro do Ensino de Física, tanto por seu caráter integrativo com outras disciplinas, como a Química, como também por sua perenidade nos currículos escolares. Foi verificado, no entanto, um número pouco expressivo de trabalhos voltados ao ensino nesta área. Assim, considerando a importância dos tópicos de Termodinâmica no Ensino de Física, foi desenvolvido um produto educacional que integra atividades síncronas e assíncronas para o tópico de Máquinas Térmicas. De modo a considerar a individualidade dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, a base teórica utilizada consistiu na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, utilizada em todo o processo. Este produto foi estruturado na forma de uma cartilha, onde o processo em sala de aula inclui três etapas centrais: pesquisa, desenho de projeto e construção de protótipo, sendo este uma maquete explicativa. Os estudantes, organizados em equipe, exploraram os tópicos Ciclo de Carnot, Ciclo de Otto e Ciclo do Refrigerador. Após a aplicação do produto educacional em contexto de sala de aula, os resultados evidenciaram a compreensão dos elementos estruturais do tópico Máquinas Térmicas, bem como mudanças na dinâmica de sala de aula que favoreceram o processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The field of Thermodynamics holds significant importance within Physics Teaching, both due to its integrative nature with other disciplines, such as Chemistry, and its enduring presence in academic curricula. However, a relatively limited number of studies focusing on teaching in this domain have been identified. In light of the relevance of Thermodynamics topics, an educational product was developed that incorporates both synchronous and asynchronous activities specifically addressing the topic of Heat Engines. To account for the individual differences among students in the teaching-learning process, the theoretical framework applied was Howard Gardner’s Theory of Multiple Intelligences, which anchored the entirety of the design. This product was structured in the form of a booklet, with the classroom process comprising three central stages: research, project design, and prototype construction, the latter being an explanatory model. Students, organized into teams, engaged with the topics of the Carnot Cycle, the Otto Cycle, and the Refrigerator Cycle. The implementation of this product in the classroom yielded results that demonstrated not only an understanding of the structures of Heat Engines but also notable changes in classroom dynamics that enhanced the teaching-learning process. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79378 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_acbssa.pdf | 20,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.