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dc.contributor.advisorDiógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.authorSilva, Samuel Aquino Vieira da-
dc.date.accessioned2025-01-14T18:53:20Z-
dc.date.available2025-01-14T18:53:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Samuel Aquino Vieira da. Aprender Mais em Fortaleza: uma avaliação da política de Educação integral em uma escola municipal. 2024. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79366-
dc.description.abstractThis dissertation evaluates the Aprender Mais Program, a comprehensive education initiative implemented in Fortaleza, Ceará. The study focuses on the Aprender Mais Escola modality, one of the six modalities of the program, and contextualizes it within the trajectory of policies to extend the school day in Brazil. The research is situated at the intersection of public education policies and pedagogical practices, seeking to understand how Aprender Mais materializes in the daily school routine. The general objective is to evaluate how the Aprender Mais Program is implemented in a municipal public school in Fortaleza, from 2019 to 2024. The specific objectives are: to recognize the concept of comprehensive education in the Aprender Mais Program; to understand how school management uses the Aprender Mais Program to contribute to student learning; to analyze the perceptions of different actors about the program in the daily school routine. The research adopts a qualitative approach, using the case study method and in depth evaluation. The data collection instruments used were: document analysis, interviews with different actors in the school community (managers, teachers, mediators, parents and technicians from the Municipal Department of Education) and direct observation at the school. The results of the research indicate that the Aprender Mais Program, although representing progress in the search for a fairer and more comprehensive education, is still in a construction process and faces challenges that require attention from public administrators and the school community. Among the challenges, the need to improve the training of monitors, the infrastructure of schools and communication with families stands out. It is concluded that the Aprender Mais Program, in the Aprender Mais Escola modality, represents a search for a more equitable and comprehensive education, however, it is still in a dialectical process of construction and reconstruction, reflecting the broader challenges of comprehensive education in contemporary Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprender Mais em Fortaleza: uma avaliação da política de Educação integral em uma escola municipalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação avalia o Programa Aprender Mais, uma iniciativa de educação integral implementada em Fortaleza, Ceará. O estudo foca na modalidade Aprender Mais Escola, uma das seis modalidades do programa e o contextualiza dentro da trajetória das políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil. A pesquisa se situa na interseção entre políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas, buscando compreender como o Aprender Mais se materializa no cotidiano escolar. O objetivo geral é avaliar como o Programa Aprender Mais se concretiza em uma escola pública municipal de Fortaleza, no período de 2019 a 2024. Os objetivos específicos são: Reconhecer a concepção de educação integral no Programa Aprender Mais; compreender como a gestão escolar utiliza o Programa Aprender Mais para contribuir com a aprendizagem dos alunos; analisar as percepções dos diferentes atores sobre o programa no cotidiano escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso e a avaliação em profundidade. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: análise documental, entrevistas com diferentes atores da comunidade escolar (gestores, professores, mediadores, pais e técnicos da Secretaria Municipal de Educação) e observação direta na escola. Os resultados da pesquisa apontam que o Programa Aprender Mais, embora represente um avanço na busca por uma educação mais justa e integral, ainda se encontra em um processo de construção e enfrenta desafios que exigem atenção dos gestores públicos e da comunidade escolar. Dentre os desafios, destacam-se a necessidade de aprimorar a formação dos monitores, a infraestrutura das escolas e a comunicação com as famílias. Conclui-se que o Programa Aprender Mais, na modalidade Aprender Mais Escola, representa uma busca por uma educação mais equitativa e integral, no entanto, ainda se encontra em um processo dialético de construção e reconstrução, refletindo os desafios mais amplos da educação integral no Brasil contemporâneo.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação Integralpt_BR
dc.subject.ptbrPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.ptbrPrograma Aprender Maispt_BR
dc.subject.ptbrFortalezapt_BR
dc.subject.ptbrEfetividade escolarpt_BR
dc.subject.enComprehensive Educationpt_BR
dc.subject.enEducational policypt_BR
dc.subject.enLearn More Programpt_BR
dc.subject.enFortalezapt_BR
dc.subject.enSchool effectivenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0638188762417766pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2352567866641388pt_BR
local.date.available2025-01-14-
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