Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79352
Tipo: Dissertação
Título : BIM e Realidades Estendidas: as tecnologias XR auxiliando na concepção do Projeto Arquitetônico
Autor : Aguiar, Beatriz Natália Guedes Alcoforado
Tutor: Lima, Mariana Monteiro Xavier de
Co-asesor: Cardoso, Daniel Ribeiro
Palabras clave en portugués brasileño: Tecnologias XR;BIM;Ensino/aprendizagem;Processo de projeto;Projeto arquitetônico
Palabras clave en inglés: XR technologies;BIM;Teaching/learning;Design process;;Architectural design.
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Fecha de publicación : 2024
Citación : AGUIAR, Beatriz Natália Guedes Alcoforado. BIM e Realidades Estendidas: as tecnologias XR auxiliando na concepção do Projeto Arquitetônico. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbaniso e Design) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de arquitetura, historicamente fundamentado em abordagens abstratas, demanda dos estudantes a criação e visualização de conceitos para os quais ainda não desenvolveram habilidades plenamente consolidadas. Para mitigar essa problemática, é essencial que os pesquisadores do século XXI integrem os avanços tecnológicos emergentes ao processo educacional. Partindo da questão de pesquisa “Como as tecnologias de realidade estendidas (XR), associadas à modelagem da informação da construção (BIM), podem apoiar o ensino/aprendizagem do processo de projeto arquitetônico nas etapas de concepção e desenvolvimento?”, tem-se a hipótese de que as tecnologias XR podem influenciar diretamente no processo de compreensão do aluno de arquitetura e urbanismo durante a criação do seu projeto e assim contribuir para o avanço contínuo de sua representação. O objetivo da pesquisa é sistematizar o uso de tecnologias XR, associadas ao BIM, no ensino/aprendizagem do processo de projeto arquitetônico nas etapas de concepção e desenvolvimento. Utilizando o método da pesquisa-ação, o trabalho é dividido em três etapas: explorar, descrever e prescrever. Cada uma dessas etapas foi aplicada em ciclos durante três semestres na graduação de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Ceará. O estudo resultou na prescrição de um Modelo de Implementação, acompanhado de um Guia de Implementação e Experiências Didáticas validadas. Esses artefatos oferecem suporte prático e teórico para a integração de XR e BIM no ensino de projeto arquitetônico, promovendo uma abordagem pedagógica inovadora que amplia a compreensão espacial dos estudantes, minimiza erros de concepção e fortalece o aprendizado imersivo no contexto acadêmico.
Abstract: The teaching of architecture, historically based on abstract approaches, requires students to create and visualize concepts for which they have not yet fully developed their skills. To address this issue, it is essential for 21st-century researchers to integrate emerging technological advances into the educational process. Addressing the research question, “How can extended reality (XR) technologies, associated with building information modeling (BIM), support the teaching and learning of the architectural design process in the stages of conception and development?”, this study hypothesizes that XR technologies can directly influence architecture students' understanding during the design creation process, thereby contributing to the continuous improvement of their representational skills. The research aims to systematize the use of XR technologies, in conjunction with BIM, for teaching and learning architectural design in the conception and development stages. Employing the action research method, the study is structured into three phases: exploration, description, and prescription. Each phase was applied cyclically over three semesters in the Architecture and Urbanism program at the Federal University of Ceará. The study culminated in the development of an Implementation Model, accompanied by an Implementation Guide and validated Didactic Experiences. These outputs provide both practical and theoretical support for integrating XR and BIM into architectural design education, promoting an innovative pedagogical approach that enhances students' spatial understanding, reduces design errors, and strengthens immersive learning within the academic context.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79352
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3023027734267839
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-6560-4070
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3023027734267839
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/2486633117907926 País de Nacionalidade
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DAUD - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_bngaaguiar.pdfDissertação de Mestrado8,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.