Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Mariana Monteiro Xavier de-
dc.contributor.authorAguiar, Beatriz Natália Guedes Alcoforado-
dc.date.accessioned2025-01-13T20:34:57Z-
dc.date.available2025-01-13T20:34:57Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationAGUIAR, Beatriz Natália Guedes Alcoforado. BIM e Realidades Estendidas: as tecnologias XR auxiliando na concepção do Projeto Arquitetônico. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbaniso e Design) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79352-
dc.description.abstractThe teaching of architecture, historically based on abstract approaches, requires students to create and visualize concepts for which they have not yet fully developed their skills. To address this issue, it is essential for 21st-century researchers to integrate emerging technological advances into the educational process. Addressing the research question, “How can extended reality (XR) technologies, associated with building information modeling (BIM), support the teaching and learning of the architectural design process in the stages of conception and development?”, this study hypothesizes that XR technologies can directly influence architecture students' understanding during the design creation process, thereby contributing to the continuous improvement of their representational skills. The research aims to systematize the use of XR technologies, in conjunction with BIM, for teaching and learning architectural design in the conception and development stages. Employing the action research method, the study is structured into three phases: exploration, description, and prescription. Each phase was applied cyclically over three semesters in the Architecture and Urbanism program at the Federal University of Ceará. The study culminated in the development of an Implementation Model, accompanied by an Implementation Guide and validated Didactic Experiences. These outputs provide both practical and theoretical support for integrating XR and BIM into architectural design education, promoting an innovative pedagogical approach that enhances students' spatial understanding, reduces design errors, and strengthens immersive learning within the academic context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBIM e Realidades Estendidas: as tecnologias XR auxiliando na concepção do Projeto Arquitetônicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorCardoso, Daniel Ribeiro-
dc.description.abstract-ptbrO ensino de arquitetura, historicamente fundamentado em abordagens abstratas, demanda dos estudantes a criação e visualização de conceitos para os quais ainda não desenvolveram habilidades plenamente consolidadas. Para mitigar essa problemática, é essencial que os pesquisadores do século XXI integrem os avanços tecnológicos emergentes ao processo educacional. Partindo da questão de pesquisa “Como as tecnologias de realidade estendidas (XR), associadas à modelagem da informação da construção (BIM), podem apoiar o ensino/aprendizagem do processo de projeto arquitetônico nas etapas de concepção e desenvolvimento?”, tem-se a hipótese de que as tecnologias XR podem influenciar diretamente no processo de compreensão do aluno de arquitetura e urbanismo durante a criação do seu projeto e assim contribuir para o avanço contínuo de sua representação. O objetivo da pesquisa é sistematizar o uso de tecnologias XR, associadas ao BIM, no ensino/aprendizagem do processo de projeto arquitetônico nas etapas de concepção e desenvolvimento. Utilizando o método da pesquisa-ação, o trabalho é dividido em três etapas: explorar, descrever e prescrever. Cada uma dessas etapas foi aplicada em ciclos durante três semestres na graduação de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Ceará. O estudo resultou na prescrição de um Modelo de Implementação, acompanhado de um Guia de Implementação e Experiências Didáticas validadas. Esses artefatos oferecem suporte prático e teórico para a integração de XR e BIM no ensino de projeto arquitetônico, promovendo uma abordagem pedagógica inovadora que amplia a compreensão espacial dos estudantes, minimiza erros de concepção e fortalece o aprendizado imersivo no contexto acadêmico.pt_BR
dc.subject.ptbrTecnologias XRpt_BR
dc.subject.ptbrBIMpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrProcesso de projetopt_BR
dc.subject.ptbrProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subject.enXR technologiespt_BR
dc.subject.enBIMpt_BR
dc.subject.enTeaching/learningpt_BR
dc.subject.enDesign process;pt_BR
dc.subject.enArchitectural design.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3023027734267839pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6560-4070pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3023027734267839pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2486633117907926 País de Nacionalidadept_BR
local.date.available2024-
Appears in Collections:DAUD - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_bngaaguiar.pdfDissertação de Mestrado8,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.