Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79352
Tipo: Dissertação
Título: BIM e Realidades Estendidas: as tecnologias XR auxiliando na concepção do Projeto Arquitetônico
Autor(es): Aguiar, Beatriz Natália Guedes Alcoforado
Orientador: Lima, Mariana Monteiro Xavier de
Coorientador: Cardoso, Daniel Ribeiro
Palavras-chave em português: Tecnologias XR;BIM;Ensino/aprendizagem;Processo de projeto;Projeto arquitetônico
Palavras-chave em inglês: XR technologies;BIM;Teaching/learning;Design process;;Architectural design.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Data do documento: 2024
Citação: AGUIAR, Beatriz Natália Guedes Alcoforado. BIM e Realidades Estendidas: as tecnologias XR auxiliando na concepção do Projeto Arquitetônico. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbaniso e Design) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O ensino de arquitetura, historicamente fundamentado em abordagens abstratas, demanda dos estudantes a criação e visualização de conceitos para os quais ainda não desenvolveram habilidades plenamente consolidadas. Para mitigar essa problemática, é essencial que os pesquisadores do século XXI integrem os avanços tecnológicos emergentes ao processo educacional. Partindo da questão de pesquisa “Como as tecnologias de realidade estendidas (XR), associadas à modelagem da informação da construção (BIM), podem apoiar o ensino/aprendizagem do processo de projeto arquitetônico nas etapas de concepção e desenvolvimento?”, tem-se a hipótese de que as tecnologias XR podem influenciar diretamente no processo de compreensão do aluno de arquitetura e urbanismo durante a criação do seu projeto e assim contribuir para o avanço contínuo de sua representação. O objetivo da pesquisa é sistematizar o uso de tecnologias XR, associadas ao BIM, no ensino/aprendizagem do processo de projeto arquitetônico nas etapas de concepção e desenvolvimento. Utilizando o método da pesquisa-ação, o trabalho é dividido em três etapas: explorar, descrever e prescrever. Cada uma dessas etapas foi aplicada em ciclos durante três semestres na graduação de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Ceará. O estudo resultou na prescrição de um Modelo de Implementação, acompanhado de um Guia de Implementação e Experiências Didáticas validadas. Esses artefatos oferecem suporte prático e teórico para a integração de XR e BIM no ensino de projeto arquitetônico, promovendo uma abordagem pedagógica inovadora que amplia a compreensão espacial dos estudantes, minimiza erros de concepção e fortalece o aprendizado imersivo no contexto acadêmico.
Abstract: The teaching of architecture, historically based on abstract approaches, requires students to create and visualize concepts for which they have not yet fully developed their skills. To address this issue, it is essential for 21st-century researchers to integrate emerging technological advances into the educational process. Addressing the research question, “How can extended reality (XR) technologies, associated with building information modeling (BIM), support the teaching and learning of the architectural design process in the stages of conception and development?”, this study hypothesizes that XR technologies can directly influence architecture students' understanding during the design creation process, thereby contributing to the continuous improvement of their representational skills. The research aims to systematize the use of XR technologies, in conjunction with BIM, for teaching and learning architectural design in the conception and development stages. Employing the action research method, the study is structured into three phases: exploration, description, and prescription. Each phase was applied cyclically over three semesters in the Architecture and Urbanism program at the Federal University of Ceará. The study culminated in the development of an Implementation Model, accompanied by an Implementation Guide and validated Didactic Experiences. These outputs provide both practical and theoretical support for integrating XR and BIM into architectural design education, promoting an innovative pedagogical approach that enhances students' spatial understanding, reduces design errors, and strengthens immersive learning within the academic context.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79352
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3023027734267839
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6560-4070
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3023027734267839
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/2486633117907926 País de Nacionalidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DAUD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_bngaaguiar.pdfDissertação de Mestrado8,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.