Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79317
Tipo: | Tese |
Título: | Crowdsourcing e revisão sistemática na área de educação: desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de trabalhos sobre formação de professores |
Autor(es): | Soares Filho, Sidney |
Orientador: | Furtado, Luís Távora Ribeiro |
Palavras-chave em português: | Crowdsourcing;Revisão sistemática de literatura na área de educação;Formação de professores;Plataforma colaborativa de trabalhos sobre formação de professores;Pesquisa educacional |
Palavras-chave em inglês: | Crowdsourcing;Systematic literature review;Teacher training;Collaborative platform for works on teacher training;Educational research |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SOARES FILHO, Sidney. Crowdsourcing e revisão sistemática na área de educação: desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de trabalhos sobre formação de professores. 2024. 205 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Esta tese analisa e sintetiza a produção científica sobre Revisões Sistemáticas de Literatura (RSL) no campo da formação de professores, categorizando os estudos em temas relevantes e promovendo a acessibilidade e o compartilhamento do conhecimento por meio de uma plataforma colaborativa online. Com base em publicações indexadas nos Periódicos CAPES e nos repositórios institucionais da UFC e UECE, abrangendo o período de 1967 a 2023, a pesquisa identifica lacunas críticas, tendências e padrões na literatura sobre formação docente. Utilizando metadados para organização e categorização das informações, além de meta-análise para consolidar achados e avaliar metodologias, a pesquisa adota critérios documentados em um fluxograma baseado no PRISMA, assegurando transparência e robustez no processo. Uma das contribuições deste trabalho é o desenvolvimento de uma Plataforma Colaborativa de Trabalhos sobre Formação de Professores, fundamentada em princípios de crowdsourcing e ferramentas como a Wikiversity, democratizando o acesso ao conhecimento e incentivando a colaboração entre pesquisadores e educadores. Um dos resultados aponta para a necessidade de mais trabalhos sobre revisões sistemáticas acerca da formação docente, por vários fatores, entre eles a complexidade metodológica, falta de formação específica, enfoque em estudos primários, limitações de publicação, recursos e acesso a dados restritos, pressões do mercado educacional, desvalorização da pesquisa de síntese e falta de incentivos institucionais. Ao contribuir para o fortalecimento do diálogo entre academia e sociedade, esta pesquisa avança na compreensão da formação de professores como um campo dinâmico e multifacetado, oferecendo caminhos para práticas educativas mais inclusivas e transformadoras. |
Abstract: | This thesis analyzes and synthesizes the scientific production on Systematic Literature Reviews (SLR) in the field of teacher training, categorizing the studies into relevant themes and promoting accessibility and knowledge sharing through an online collaborative platform. Based on publications indexed in the CAPES Periodicals database and the institutional repositories of UFC and UECE, covering the period from 1967 to 2023, the research identifies critical gaps, trends, and patterns in the literature on teacher education. Using metadata for the organization and categorization of information, as well as meta-analysis to consolidate findings and evaluate methodologies, the research adopts criteria documented in a PRISMA-based flowchart, ensuring transparency and robustness in the process. One of the contributions of this work is the development of a Collaborative Platform for Works on Teacher Training, based on crowdsourcing principles and tools such as Wikiversity, democratizing access to knowledge and encouraging collaboration among researchers and educators. The results highlight the need for more studies on systematic reviews in teacher education due to various factors, including methodological complexity, lack of specific training, focus on primary studies, publication limitations, restricted resources and data access, educational market pressures, undervaluation of synthesis research, and lack of institutional incentives. By contributing to strengthening the dialogue between academia and society, this research advances the understanding of teacher training as a dynamic and multifaceted field, offering pathways to more inclusive and transformative educational practices. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79317 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9218335907593806 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6368042791230986 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tese_ssfilho.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.