Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79317
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFurtado, Luís Távora Ribeiro-
dc.contributor.authorSoares Filho, Sidney-
dc.date.accessioned2025-01-08T17:55:45Z-
dc.date.available2025-01-08T17:55:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOARES FILHO, Sidney. Crowdsourcing e revisão sistemática na área de educação: desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de trabalhos sobre formação de professores. 2024. 205 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79317-
dc.description.abstractThis thesis analyzes and synthesizes the scientific production on Systematic Literature Reviews (SLR) in the field of teacher training, categorizing the studies into relevant themes and promoting accessibility and knowledge sharing through an online collaborative platform. Based on publications indexed in the CAPES Periodicals database and the institutional repositories of UFC and UECE, covering the period from 1967 to 2023, the research identifies critical gaps, trends, and patterns in the literature on teacher education. Using metadata for the organization and categorization of information, as well as meta-analysis to consolidate findings and evaluate methodologies, the research adopts criteria documented in a PRISMA-based flowchart, ensuring transparency and robustness in the process. One of the contributions of this work is the development of a Collaborative Platform for Works on Teacher Training, based on crowdsourcing principles and tools such as Wikiversity, democratizing access to knowledge and encouraging collaboration among researchers and educators. The results highlight the need for more studies on systematic reviews in teacher education due to various factors, including methodological complexity, lack of specific training, focus on primary studies, publication limitations, restricted resources and data access, educational market pressures, undervaluation of synthesis research, and lack of institutional incentives. By contributing to strengthening the dialogue between academia and society, this research advances the understanding of teacher training as a dynamic and multifaceted field, offering pathways to more inclusive and transformative educational practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrowdsourcing e revisão sistemática na área de educação: desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de trabalhos sobre formação de professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese analisa e sintetiza a produção científica sobre Revisões Sistemáticas de Literatura (RSL) no campo da formação de professores, categorizando os estudos em temas relevantes e promovendo a acessibilidade e o compartilhamento do conhecimento por meio de uma plataforma colaborativa online. Com base em publicações indexadas nos Periódicos CAPES e nos repositórios institucionais da UFC e UECE, abrangendo o período de 1967 a 2023, a pesquisa identifica lacunas críticas, tendências e padrões na literatura sobre formação docente. Utilizando metadados para organização e categorização das informações, além de meta-análise para consolidar achados e avaliar metodologias, a pesquisa adota critérios documentados em um fluxograma baseado no PRISMA, assegurando transparência e robustez no processo. Uma das contribuições deste trabalho é o desenvolvimento de uma Plataforma Colaborativa de Trabalhos sobre Formação de Professores, fundamentada em princípios de crowdsourcing e ferramentas como a Wikiversity, democratizando o acesso ao conhecimento e incentivando a colaboração entre pesquisadores e educadores. Um dos resultados aponta para a necessidade de mais trabalhos sobre revisões sistemáticas acerca da formação docente, por vários fatores, entre eles a complexidade metodológica, falta de formação específica, enfoque em estudos primários, limitações de publicação, recursos e acesso a dados restritos, pressões do mercado educacional, desvalorização da pesquisa de síntese e falta de incentivos institucionais. Ao contribuir para o fortalecimento do diálogo entre academia e sociedade, esta pesquisa avança na compreensão da formação de professores como um campo dinâmico e multifacetado, oferecendo caminhos para práticas educativas mais inclusivas e transformadoras.pt_BR
dc.subject.ptbrCrowdsourcingpt_BR
dc.subject.ptbrRevisão sistemática de literatura na área de educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrFormação de professorespt_BR
dc.subject.ptbrPlataforma colaborativa de trabalhos sobre formação de professorespt_BR
dc.subject.ptbrPesquisa educacionalpt_BR
dc.subject.enCrowdsourcingpt_BR
dc.subject.enSystematic literature reviewpt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
dc.subject.enCollaborative platform for works on teacher trainingpt_BR
dc.subject.enEducational researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9218335907593806pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6368042791230986pt_BR
local.date.available2025-01-08-
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tese_ssfilho.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.