Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79289
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da aprendizagem em salas multisseriadas: educando o olhar |
Autor(es): | Silva, Antonia Mônica da |
Orientador: | Braga, Adriana Eufrásio |
Palavras-chave em português: | Avaliação da aprendizagem;Salas multisseriadas;Instrumentos avaliativos |
Palavras-chave em inglês: | Learning assessment;Multigrade classrooms;Evaluation instrument |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SILVA, Antonia Mônica da. Avaliação da aprendizagem em salas multisseriadas: educando o olhar. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este trabalho trata de uma pesquisa de mestrado do programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal do Ceará – UFC desenvolvida em quatro escolas da rede de ensino público do município de Campos Sales-CE, tendo como objetivo geral refletir sobre as práticas avaliativas dos professores das classes multisseriadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Campos Sales- CE. Foram identificadas as práticas avaliativas realizadas nas classes multisseriadas dos Anos Iniciais Ensino Fundamental; foram relacionadas estas práticas avaliativas com as concepções de avaliação; e foi descrito o impacto das práticas avaliativas no aprendizado dos alunos das classes multisseriadas do referido município. A pesquisa realizada é de natureza básica, qualitativa, descritiva e análise de conteúdo. Em relação ao percurso metodológico optou-se por realizar a pesquisa com professores das disciplinas de língua portuguesa de 1º a 3º ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental de quatro escolas multisseriadas da rede pública do município de Campos Sales-CE, por se considerar a etapa de alfabetização crucial para o desenvolvimento das habilidades preditoras. Ademais, justifica-se que a avaliação se apresenta como uma ferramenta de auxílio para que o professor reorganize sua prática na perspectiva de respeitar as especificidades dessas classes e corroborando para a qualidade do ensino e aprendizagem. A pesquisa foi dívida ainda em três momentos com a finalidade de alcançar os objetivos propostos, no primeiro, deram base teórica as principais obras de Luckesi (2011), Saul (2008), Hoffmann (2009) Vasconcelos (2008) para refletir acerca das concepções de avaliação educacional. Para discutir em torno da temática classes multisseriadas, elencou-se os estudos de Parente (2020) e Hage (2008). No segundo momento foram realizadas entrevistas com as professoras das salas multisseriadas escolhidas e por fim, observações com o intuito de relacionar as falas das docentes com as práticas em sala de aula. Os resultados demostraram pontos importantes sobre as práticas avaliativas nessas classes, entre elas o uso da prova escrita como principal instrumento avaliativo; a necessidade de formações especificas para estas turmas com a finalidade de auxiliar as docentes a realizar o processo avaliativo e a necessidade de políticas públicas que enxerguem as especificidades das salas multisseriadas. Conclui-se assim que as práticas avaliativas desenvolvidas nas salas multisseriadas ainda se relacionam com modelos tradicionais de avaliações e que existe a necessidade de formações sobre o tema com vistas a se desenvolver práticas avaliativas que respeitem as especificidades deste tipo de ensino. Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; salas multisseriadas; instrumentos avaliativos. |
Abstract: | This paper is a master's research project from the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Ceará (UFC), carried out in four public schools in the municipality of Campos Sales (CE), with the general objective of reflecting on the assessment practices of teachers in multi-seriate classes in elementary school in the municipality of Campos Sales (CE). The evaluation practices carried out in the multiserial classes in elementary school were identified; these evaluation practices were related to the conceptions of evaluation; and the impact of evaluation practices on the learning of students in the multiserial classes in the municipality was described. This research is a basic, qualitative, descriptive and content analysis study. With regard to the methodological approach, it was decided to carry out the research with teachers of Portuguese language subjects from the 1st to 3rd year of elementary school in four multi-grade public schools in the municipality of Campos Sales-CE, as the literacy stage is considered crucial for the development of predictive skills. In addition, it is justified that the evaluation is presented as a tool to help teachers reorganize their practice with a view to respecting the specificities of these classes and corroborating the quality of teaching and learning. The research was also divided into three parts in order to achieve the proposed objectives. In the first part, the main works by Luckesi (2011), Saul (2008), Hoffmann (2009) and Vasconcelos (2008) were used as a theoretical basis to reflect on the conceptions of educational assessment. Parente (2020) and Hage (2008) were used to discuss the issue of multigrade classes. Secondly, interviews were conducted with the teachers of the multigrade classrooms chosen and, finally, observations were made in order to relate the teachers' statements to classroom practices. The results showed important points about assessment practices in these classes, including the use of written tests as the main assessment tool; the need for specific training for these classes in order to help teachers carry out the assessment process and the need for public policies that take into account the specificities of multigrade classrooms. The conclusion is that the assessment practices developed in multigrade classrooms are still related to traditional assessment models and that there is a need for training on the subject in order to develop assessment practices that respect the specificities of this type of teaching. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79289 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9188347724854824 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8042943225979510 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_amsilva.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.