Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79289
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBraga, Adriana Eufrásio-
dc.contributor.authorSilva, Antonia Mônica da-
dc.date.accessioned2025-01-06T14:46:11Z-
dc.date.available2025-01-06T14:46:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Antonia Mônica da. Avaliação da aprendizagem em salas multisseriadas: educando o olhar. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79289-
dc.description.abstractThis paper is a master's research project from the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Ceará (UFC), carried out in four public schools in the municipality of Campos Sales (CE), with the general objective of reflecting on the assessment practices of teachers in multi-seriate classes in elementary school in the municipality of Campos Sales (CE). The evaluation practices carried out in the multiserial classes in elementary school were identified; these evaluation practices were related to the conceptions of evaluation; and the impact of evaluation practices on the learning of students in the multiserial classes in the municipality was described. This research is a basic, qualitative, descriptive and content analysis study. With regard to the methodological approach, it was decided to carry out the research with teachers of Portuguese language subjects from the 1st to 3rd year of elementary school in four multi-grade public schools in the municipality of Campos Sales-CE, as the literacy stage is considered crucial for the development of predictive skills. In addition, it is justified that the evaluation is presented as a tool to help teachers reorganize their practice with a view to respecting the specificities of these classes and corroborating the quality of teaching and learning. The research was also divided into three parts in order to achieve the proposed objectives. In the first part, the main works by Luckesi (2011), Saul (2008), Hoffmann (2009) and Vasconcelos (2008) were used as a theoretical basis to reflect on the conceptions of educational assessment. Parente (2020) and Hage (2008) were used to discuss the issue of multigrade classes. Secondly, interviews were conducted with the teachers of the multigrade classrooms chosen and, finally, observations were made in order to relate the teachers' statements to classroom practices. The results showed important points about assessment practices in these classes, including the use of written tests as the main assessment tool; the need for specific training for these classes in order to help teachers carry out the assessment process and the need for public policies that take into account the specificities of multigrade classrooms. The conclusion is that the assessment practices developed in multigrade classrooms are still related to traditional assessment models and that there is a need for training on the subject in order to develop assessment practices that respect the specificities of this type of teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem em salas multisseriadas: educando o olharpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho trata de uma pesquisa de mestrado do programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal do Ceará – UFC desenvolvida em quatro escolas da rede de ensino público do município de Campos Sales-CE, tendo como objetivo geral refletir sobre as práticas avaliativas dos professores das classes multisseriadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Campos Sales- CE. Foram identificadas as práticas avaliativas realizadas nas classes multisseriadas dos Anos Iniciais Ensino Fundamental; foram relacionadas estas práticas avaliativas com as concepções de avaliação; e foi descrito o impacto das práticas avaliativas no aprendizado dos alunos das classes multisseriadas do referido município. A pesquisa realizada é de natureza básica, qualitativa, descritiva e análise de conteúdo. Em relação ao percurso metodológico optou-se por realizar a pesquisa com professores das disciplinas de língua portuguesa de 1º a 3º ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental de quatro escolas multisseriadas da rede pública do município de Campos Sales-CE, por se considerar a etapa de alfabetização crucial para o desenvolvimento das habilidades preditoras. Ademais, justifica-se que a avaliação se apresenta como uma ferramenta de auxílio para que o professor reorganize sua prática na perspectiva de respeitar as especificidades dessas classes e corroborando para a qualidade do ensino e aprendizagem. A pesquisa foi dívida ainda em três momentos com a finalidade de alcançar os objetivos propostos, no primeiro, deram base teórica as principais obras de Luckesi (2011), Saul (2008), Hoffmann (2009) Vasconcelos (2008) para refletir acerca das concepções de avaliação educacional. Para discutir em torno da temática classes multisseriadas, elencou-se os estudos de Parente (2020) e Hage (2008). No segundo momento foram realizadas entrevistas com as professoras das salas multisseriadas escolhidas e por fim, observações com o intuito de relacionar as falas das docentes com as práticas em sala de aula. Os resultados demostraram pontos importantes sobre as práticas avaliativas nessas classes, entre elas o uso da prova escrita como principal instrumento avaliativo; a necessidade de formações especificas para estas turmas com a finalidade de auxiliar as docentes a realizar o processo avaliativo e a necessidade de políticas públicas que enxerguem as especificidades das salas multisseriadas. Conclui-se assim que as práticas avaliativas desenvolvidas nas salas multisseriadas ainda se relacionam com modelos tradicionais de avaliações e que existe a necessidade de formações sobre o tema com vistas a se desenvolver práticas avaliativas que respeitem as especificidades deste tipo de ensino. Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; salas multisseriadas; instrumentos avaliativos.pt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrSalas multisseriadaspt_BR
dc.subject.ptbrInstrumentos avaliativospt_BR
dc.subject.enLearning assessmentpt_BR
dc.subject.enMultigrade classroomspt_BR
dc.subject.enEvaluation instrumentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9188347724854824pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8042943225979510pt_BR
local.date.available2025-01-06-
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_amsilva.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.