Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79225
Type: | TCC |
Title: | O programa Residência Pedagógica na formação de professores de Geografia: desafios e potencialidades |
Authors: | Laureano, Cassio Nunes Piragibe, Yuri Ortega Lima |
Advisor: | Oliveira, Alexandra Maria de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Residência pedagógica;Formação de professores;Metodologias ativas |
Keywords in English : | Pedagogical residency;Teacher training;Active methodologies |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | LAUREANO, Cássio Nunes; PIRAGIBE, Yuri Ortega Lima. O programa Residência Pedagógica na formação de professores de Geografia: desafios e potencialidades. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de Geografia desempenha um papel crucial na formação crítica dos alunos, ao promover a compreensão das interações entre sociedade e espaço. Este estudo investiga o impacto do Projeto Residência Pedagógica 2022-2024 na formação de professores de Geografia, contrastando com experiências anteriores em estágios curriculares supervisionados. Antes do projeto, observou-se uma desconexão frequente entre planejamento escolar e prática docente, limitando a inserção plena dos futuros professores no ambiente educacional. O projeto marcou uma mudança significativa, aproximando os futuros professores do cotidiano escolar e facilitando sua integração na comunidade escolar. Além de desenvolver competências essenciais, o programa proporcionou espaço para aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos, superando desafios identificados durante as atividades escolares com suporte da universidade e da equipe PRP. A análise qualitativa, baseada em relatos de bolsistas e observações diretas, revelou um impacto positivo significativo da Residência Pedagógica na formação dos professores, aumentando o engajamento com o planejamento escolar e preparando-os melhor para os desafios do ensino. Os resultados obtidos contribuem para a discussão sobre a formação docente nos cursos de licenciatura, buscando continuamente melhorar os programas educacionais oferecidos pelas instituições de ensino superior. |
Abstract: | The teaching of Geography plays a crucial role in students' critical formation by promoting understanding of the interactions between society and space. This study investigates the impact of the project Residência Pedagógica 2022-2024 on the training of Geography teachers, contrasting with previous experiences in supervised curriculum internships. Prior to the project, there was often a disconnect between school planning and teaching practice, limiting the full integration of future teachersinto the educational environment. The project marked a significant change, bringing future teachers closer to the daily school routine and facilitating their integration into the school community. In addition to developing essential competencies, the program provided space for the practical application of acquired theoretical knowledge, overcoming challenges identified during school activities with support from the university and the PRP team. Qualitative analysis, based on reports from scholarship holders and direct observations, revealed a significant positive impact of the Pedagogical Residency on teacher training, increasing engagement with school planning and better preparing them for the challenges of teaching. The findings contribute to the discussion on teacher education in undergraduate courses, aiming to continuously improve educational programs offered by institutions of higher education |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79225 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5408514139561507 http://lattes.cnpq.br/5408514139561507 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5468866578628283 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_cslaureano_yolpiragibe.pdf | 6,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.