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Tipo: Dissertação
Título : Gestão de custos por aluno da educação superior na Universidade do Estado do Amapá: uma análise metodológica
Autor : Costa, Renilda Nascimento da
Tutor: Rodrigues, Maxweel Veras
Palabras clave en portugués brasileño: Educação superior;Custo por aluno;Universidade Estadual Amapá;Gestão
Palabras clave en español: Educación superior;Costo por estudiante;Universidad Estatal de Amapá;Gestión
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : COSTA, Renilda Nascimento da. Gestão de custos por aluno da educação superior na Universidade do Estado do Amapá: uma análise metodológica. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo dessa pesquisa é analisar o processo orçamentário da Universidade do Estado do Amapá – UEAP visando obter o custo do aluno da referida Universidade. Tratando-se de entidades, públicas ou privadas, para que se tenha um retorno financeiro é necessário que os custos sejam menores que as receitas, a fim de que se tenha equilíbrio das contas. Para este efetivo controle, é necessário um sistema de mapeamento dos custos ou atividades envolvidas. Para que a gestão de uma Instituição de Ensino Superior obtenha bons resultados e desempenho, a Instituição deve querer e ser capaz de desenvolver uma avaliação crítica de sua posição atual, mediante a pesquisa e a implantação de estratégias inovadoras. A gestão de uma universidade deve conduzir a instituição, de forma estratégica, na direção de seus objetivos de médio e longo prazo, que assegurem o conhecimento, a continuidade e a sobrevivência da instituição, por meio da contínua adequação de sua capacidade e de sua estrutura. Para isto, será situado o contexto das universidades estaduais no Brasil. A UEAP surge como um instrumento para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, que permite a geração e difusão de novos conhecimentos e tecnologias, visando a melhoria dos produtos naturais locais. Em relação à problemática, geralmente, falar de custos nos remete à imagem de sacrifício, algo custoso, aquilo que é realizado para se atingir um objetivo. A metodologia consistiu em analisar os relatórios orçamentários e analisar os dados disponíveis no Portal da Transparência Amapá, aplicando-se posteriormente a Metodologia de Custeio ABC (Activity-Based Costing), traduzido como Custeio Baseado em Atividades. Os resultados conclusivos nos mostram que não é tão fácil afirmar que o cálculo para se obter o custo de um aluno é simples, uma vez que se deve analisar os detalhamentos da despesa para se chegar à valores concretos. A falta de um efetivo monitoramento da execução orçamentária e a concentração de todos os gastos em uma única fonte pagadora dificulta a apuração dos reais valores.
Resumen en español: El objetivo de esta investigacion es analizar el proceso presupuestario de la Universidad Estadual de Amapa – UEAP con el fin de obtener el costo del estudiante en esa Universidad. En el caso de las entidades, ya sean públicas o privadas, para tener rentabilidad financiera los costes deben ser inferiores a los ingresos, para que las cuentas puedan estar equilibradas. Para este control efectivo, es necesario un sistema de mapeo de los costos o actividades involucradas. Para que la gestión de una Institución de Educación Superior obtenga buenos resultados y desempeño, la Institución debe querer y ser capaz de desarrollar una evaluación crítica de su posición actual, a través de la investigación y la implementación de estrategias innovadoras. La gestión de una universidad debe conducir a la institución, estratégicamente, hacia sus objetivos de mediano y largo plazo, que aseguren el conocimiento, la continuidad y la supervivencia de la institución, a través de la continua adaptación de su capacidad y estructura. Para ello, situaremos el contexto de las universidades estatales en Brasil. La UEAP aparece como un instrumento de promoción del desarrollo científico y tecnológico, que permite la generación y difusión de nuevos conocimientos y tecnologías, con el objetivo de mejorar los productos naturales locales. En relación al problema, generalmente hablar de costos nos lleva a la imagen del sacrificio, algo costoso, algo que se realiza para lograr un objetivo. La metodología consistió en analizar los informes presupuestarios y analizar los datos disponibles en el Portal de Transparencia de Amapá, aplicando posteriormente la Metodología de Costeo ABC (Activity-Based Costing), traducida como Costeo Basado en Actividades. Los resultados concluyentes nos muestran que no es tan fácil decir que el cálculo para obtener el costo de un estudiante sea sencillo, ya que se deben analizar los detalles del gasto para llegar a valores concretos. La falta de un seguimiento efectivo de la ejecución presupuestaria y la concentración de todos los gastos en una única fuente de pago dificulta la determinación de los valores reales.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79201
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2803233677846791
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0145509726999114
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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