Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79200
Tipo: | TCC |
Título : | Active English - a integração do STEAM na residência pedagógica: um relato de experiência |
Título en inglés: | Active English - the integration of STEAM in the pedagogical residency: an experience report |
Autor : | Carneiro, Francisca Josilene Barbosa |
Tutor: | Cardoso, Lídia Amélia Barros |
Palabras clave en portugués brasileño: | Metodologias ativas;Aprendizagem colaborativa |
Palabras clave en inglés: | Active methdologies;Collaborative learning;Scaffolding |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | CARNEIRO, Francisca Josilene Barbosa. Active English - a integração do STEAM na residência pedagógica: um relato de experiência. 2024. 66 f. TCC (Graduação em Letras-Inglês) - Curso de Graduação em Letras-Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | O inglês foi incorporado ao currículo brasileiro durante o período do Brasil Império e, após reformas em 1971 e 1996, tornou-se obrigatório no ensino fundamental II e no ensino médio. Este estudo relata minha experiência no Programa de Residência Pedagógica da UFC, com foco na integração da abordagem STEAM - Science, tecnology, Engineering, Arts and Matematics - com a Educação Física para o ensino de inglês. O projeto foi realizado de novembro de 2022 a abril de 2024, em uma escola pública de Fortaleza, com uma turma do 7º ano e compreendeu três fases: leituras bibliográficas, elaboração e implementação de um projeto de intervenção. Utilizando a abordagem STEAM e metodologias ativas, uma sequência didática foi desenvolvida com planos de aulas que obedeceu três fases didáticas - Engage, Study and Activate (ESA) - juntamente com a integração de atividades lúdicas e competitivas. Essas metodologias contribuíram para um maior engajamento dos estudantes e facilitaram a compreensão e prática do inglês de forma mais dinâmica e envolvente. Durante a intervenção, ajustes no cronograma foram necessários, mas o entusiasmo dos alunos nas atividades lúdicas e na metodologia ESA foi notável. No entanto, as limitações tecnológicas e restrições de tempo impactaram a eficácia de algumas atividades, exigindo adaptações para garantir a participação efetiva dos alunos. A principal implicação pedagógica diz respeitos à integração da disciplina e a flexibilidade metodológica para superar os desafios, e promover um ambiente de aprendizagem mais produtivo e dinâmico. |
Abstract: | English was incorporated into the Brazilian curriculum during the Imperial Brazil period, and after reforms in 1971 and 1996, it became mandatory in both middle and high school. This study reports on my experience in the Pedagogical Residency Program at UFC, focusing on the integration of the STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics - approach with Physical Education for English teaching. The project was carried out from November 2022 to April 2024 at a public school in Fortaleza, with a 7th-grade class, and consisted of three phases: literature review, development and implementation of an intervention project. Using the STEAM approach and active methodologies, a didactic sequence was developed with lesson plans following three didactic phases - Engage, Study and Activate (ESA) - along with the integration of ludicity and competitive activities. These methodologies contributed to greater student engagement and facilitated a more dynamic and engaging understanding and practice of English. During the intervention, adjustments to the schedule were necessary, but the students' enthusiasm for the lucidity activities and the ESA methodology was notable. However, technological limitations and time constraints impacted the effectiveness of some activities, requiring adaptations to ensure effective student participation. The main pedagogical implication concerns the integration of the discipline and methodological flexibility to overcome challenges and promote a more productive and dynamic learning environment. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79200 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0345799270711265 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | LETRAS - INGLÊS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_fjbcarneiro.pdf | 17,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.