Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79188
Tipo: | TCC |
Título: | A Metacognição no ensino do órgão eletrônico: um estudo exploratório com crianças inseridas no novo método organístico da Congregação Cristã no Brasil |
Autor(es): | Lima, Caline Rebeca Matos de |
Orientador: | Nascimento, Marco Antonio Toledo |
Palavras-chave em português: | Metacognição;Ensino de Música;Educação Musical;Órgão Eletrônico;Estratégias de aprendizagem;Congregação Cristã no Brasil |
Palavras-chave em inglês: | Metacognition;Music Teaching;Musical education;Electronic organ;Learning strategies;Christian Congregation in Brazil |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | LIMA, C. R. M. A Metacognição no ensino do órgão eletrônico: um estudo exploratório com crianças inseridas no novo método organístico da Congregação Cristã no Brasil. 2022. 52f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. |
Resumo: | A presente pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso de graduação do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral (UFC - Sobral), que tem por objetivo investigar a inferência de estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem de órgão com crianças inseridas no novo método de ensino organístico na instituição religiosa denominada "Congregação Cristã no Brasil". Também tem como objetivo identificar as principais dificuldades encontradas pelos estudantes de órgão no aprendizado do instrumento, elencando quais as possíveis estratégias metacognitivas que poderão ser utilizadas. Assim, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo de natureza exploratória, sendo o universo da pesquisa duas alunas de nível iniciante nos Estudos Organísticos da Congregação Cristã no Brasil (n=2), que durante a realização da pesquisa possuíam 8 anos de idade. Para a intervenção da pesquisa utilizamos o referencial teórico com base em Garcia e Dubé, 2012, utilizando a “Estratégia em três fases”. |
Abstract: | The present research is a work for the conclusion of the graduation course of the Music Course - Degree at the Federal University of Ceará - Campus of Sobral (UFC - Sobral), which aims to investigate the inference of metacognitive strategies in the learning process organ with children included in the new method of organ teaching in the religious institution called "Christian Congregation in Brazil". It also aims to identify the main difficulties encountered by organ students in learning the instrument, listing the possible metacognitive strategies that can be used. Thus, we carried out a qualitative research of an exploratory nature, the research universe being two beginner-level students in the Organistic Studies of the Christian Congregation in Brazil, who during the research were 8 years old, with the research sample (n =2). For the research intervention, we used the theoretical framework based on Garcia and Dubé, 2012, using the “Strategy in three phases”. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79188 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6137050864870979 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-5391-0062 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8365583478004188 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_crmlima.pdf | 998,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.