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dc.contributor.advisorNascimento, Marco Antonio Toledo-
dc.contributor.authorLima, Caline Rebeca Matos de-
dc.date.accessioned2024-12-18T18:24:15Z-
dc.date.available2024-12-18T18:24:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, C. R. M. A Metacognição no ensino do órgão eletrônico: um estudo exploratório com crianças inseridas no novo método organístico da Congregação Cristã no Brasil. 2022. 52f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79188-
dc.description.abstractThe present research is a work for the conclusion of the graduation course of the Music Course - Degree at the Federal University of Ceará - Campus of Sobral (UFC - Sobral), which aims to investigate the inference of metacognitive strategies in the learning process organ with children included in the new method of organ teaching in the religious institution called "Christian Congregation in Brazil". It also aims to identify the main difficulties encountered by organ students in learning the instrument, listing the possible metacognitive strategies that can be used. Thus, we carried out a qualitative research of an exploratory nature, the research universe being two beginner-level students in the Organistic Studies of the Christian Congregation in Brazil, who during the research were 8 years old, with the research sample (n =2). For the research intervention, we used the theoretical framework based on Garcia and Dubé, 2012, using the “Strategy in three phases”.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Metacognição no ensino do órgão eletrônico: um estudo exploratório com crianças inseridas no novo método organístico da Congregação Cristã no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso de graduação do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral (UFC - Sobral), que tem por objetivo investigar a inferência de estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem de órgão com crianças inseridas no novo método de ensino organístico na instituição religiosa denominada "Congregação Cristã no Brasil". Também tem como objetivo identificar as principais dificuldades encontradas pelos estudantes de órgão no aprendizado do instrumento, elencando quais as possíveis estratégias metacognitivas que poderão ser utilizadas. Assim, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo de natureza exploratória, sendo o universo da pesquisa duas alunas de nível iniciante nos Estudos Organísticos da Congregação Cristã no Brasil (n=2), que durante a realização da pesquisa possuíam 8 anos de idade. Para a intervenção da pesquisa utilizamos o referencial teórico com base em Garcia e Dubé, 2012, utilizando a “Estratégia em três fases”.pt_BR
dc.subject.ptbrMetacogniçãopt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Músicapt_BR
dc.subject.ptbrEducação Musicalpt_BR
dc.subject.ptbrÓrgão Eletrônicopt_BR
dc.subject.ptbrEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrCongregação Cristã no Brasilpt_BR
dc.subject.enMetacognitionpt_BR
dc.subject.enMusic Teachingpt_BR
dc.subject.enMusical educationpt_BR
dc.subject.enElectronic organpt_BR
dc.subject.enLearning strategiespt_BR
dc.subject.enChristian Congregation in Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6137050864870979pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5391-0062pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8365583478004188pt_BR
local.date.available2022-
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