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Tipo: Dissertação
Título : Estudo da implantação da curricularização da extensão no Curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú segundo o modelo de currículo da Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação
Autor : Loiola, Alana Vanessa Paulino
Tutor: Reginaldo, Sidney Guerra
Palabras clave en portugués brasileño: Curricularização da extensão;Extensão Universitária;Resolução N° 07/2018
Palabras clave en inglés: Extension curriculum;University Extension;Public Policies
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : LOIOLA, Alana Vanessa Paulino. Estudo da implantação da curricularização da extensão no Curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú segundo o modelo de currículo da Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024
Resumen en portugués brasileño: A curricularização da extensão é um processo que visa integrar as atividades extensionistas ao currículo dos cursos de graduação, promovendo uma relação mais orgânica entre ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior, como um dos pilares da formação acadêmica, e assumindo papel fundamental na promoção da integração entre a universidade e a comunidade. Busca-se, por meio desse processo, fortalecer a interação e garantir a formação de profissionais engajados com as demandas sociais, conscientes de seu papel transformador na sociedade. Sob tal perspectiva, a Resolução nº 07/2018 do Conselho Nacional de Educação surgiu estabelecendo diretrizes para a implementação da curricularização da extensão nas universidades do país. Porém, as instituições ainda enfrentam diversos desafios no que concerne à efetivação desta política pública. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar as etapas envolvidas no processo de implantação da curricularização da extensão no curso de direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú consoante as exigências da Resolução Nº 7/2018. De modo específico, pretendeu-se: 1) examinar a gestão universitária e a curricularização da extensão no contexto das novas diretrizes da Resolução Nº 07/2018; 2)identificar os procedimentos e os mecanismos de avaliação da curricularização da extensão no curso de Direito da UVA, segundo as diretrizes do Plano Nacional de Educação e da Resolução nº 07/2018; 3) investigar a percepção dos gestores envolvidos no processo de curricularização a extensão no curso de Direito da UVA; e 4) propor um protocolo de autoavaliação e monitoramento da curricularização da extensão enquanto política pública. Para alcançar os objetivos da pesquisa, adotou-se o método hipotético-dedutivo. Quanto à abordagem, utilizou se a qualitativa, fundamentada na análise documental e na realização de entrevistas com os gestores envolvidos no processo de implantação da curricularização da extensão do curso de Direito na UVA. Os dados foram coletados a partir de documentos institucionais, especialmente os planos de ensino e o Projeto Pedagógico do Curso, e foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Assim, contribuindo para a compreensão dos efeitos desse processo no contexto da Resolução n° 07/2018, e fornecendo subsídios para o aprimoramento das políticas de extensão universitária na UVA e para a promoção de uma formação acadêmica mais integrada e comprometida com as demandas sociais.
Abstract: Extension curricularization is a process that aims to integrate extension activities into the curriculum of undergraduate courses, promoting a more organic relationship between teaching, research and extension in higher education institutions, as one of the pillars of academic training and assuming a fundamental role in the exchange of interaction between the university and the community. Through this process, the aim is to strengthen interaction and guarantee the training of professionals engaged with social demands, aware of their transformative role in society. The implementation of extension curricularization in higher education institutions presents several challenges, such as the lack of adequate infrastructure, the culture of devaluing extension activities and the resistance of students who do not recognize the importance of this practice for their training. Furthermore, Resolution No. 07/2018 of the CNE, which establishes guidelines for the implementation of extension curricularization in federal and state universities in the country, is still little known and innovative in a heterogeneous way in the institutions. Under this circumstance, this study seeks to analyze the steps involved in the process of implementing the extension curricularization in the law course at Universidade Vale do Acaraú in accordance with the requirements of Resolution No. 7/2018. Specifically, it is intended to: 1) examine university management and extension curricularization in the context of the new guidelines of Resolution No. 07/2018; 2) identify the procedures and mechanisms for evaluating the curricularization of extension in the UVA Law course, according to the guidelines of the National Education Plan and Resolution nº 07/2018; 3) investigate the perception of managers involved in the extension curricularization process in the UVA Law course; and 4) propose a protocol for self-evaluation and monitoring of extension curricularization as a public policy. To achieve the research objectives, the hypothetical-deductive method will be adopted. As for the approach, qualitative will be used, based on documentary analysis and narrative interviews with managers involved in the process of implementing the curricularization of the extension of the Law course at UVA. The data will be collected from institutional documents, such as teaching plans and the course's pedagogical project, and will be analyzed using the content analysis technique. Thus, contributing to the understanding of the effects of this process in the context of Resolution No. 07/2018, and providing subsidies for the improvement of university extension policies at UVA and for the promotion of a more integrated academic training committed to social demands.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79113
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3642917870245961
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-0382-2275
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3607320282383966
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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