Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79058
Tipo: TCC
Título: Aplicativo móvel de comunicação e organização de rotinas para crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Simões, Daniel Lemos
Orientador: Porfírio Filho, Edilson Rocha
Palavras-chave em português: Aplicativo móvel;Flutter;Segmentação de objetos;Transtorno do Espectro Autista (TEA);Comunicação aumentativa e alternativa
Palavras-chave em inglês: Mobile application;Flutter;SGD;PECS;Augmentative and alternative communication;Autism Spectrum Disorder (ASD)
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Data do documento: 2024
Citação: SIMÕES, Daniel Lemos. Aplicativo móvel de comunicação e organização de rotinas para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um aplicativo móvel projetado para auxiliar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na comunicação e no gerenciamento de rotinas. Os desafios enfrentados por crianças com TEA em sua comunicação e compreensão de rotinas diárias motivaram a criação de uma ferramenta que incorpora o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), que também funciona como um Dispositivo Gerador de Fala (DGF), e uma funcionalidade de agenda para apoiar suas necessidades. Foi realizada uma análise dos requisitos de comunicação e padrões comportamentais dessas crianças para projetar um aplicativo que auxilie efetivamente na comunicação não verbal e no planejamento de rotinas. O desenvolvimento foi realizado utilizando o Flutter, uma ferramenta de interface gráfica de código aberto para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma. O aplicativo foi avaliado por meio de testes com 6 participantes—3 crianças com TEA e 3 cuidadores—que responderam a um questionário para avaliar a usabilidade do aplicativo. O feedback indicou que o aplicativo possui uma interface amigável ao usuário e tem potencial para apoiar a comunicação e o gerenciamento de rotinas para crianças com TEA.
Abstract: In this paper, the development of a mobile application designed to assist children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in communication and routine management is presented. The challenges faced by children with ASD in communication and understanding daily routines motivated the creation of a tool that incorporates the Picture Exchange Communication System (PECS), functioning also as a Speech Generating Device (SGD), along with a scheduling feature to support their needs. An analysis of the communication requirements and behavioral patterns of these children was conducted to design an application that effectively aids in non-verbal communication and routine planning. The development was carried out using Flutter, an open-source UI toolkit for cross-platform application development. The application was evaluated by testing it with 6 participants—3 children with ASD and 3 caregivers—who completed a questionnaire to assess the usability of the app. The feedback indicated that the application has a user-friendly interface and has the potential to support communication and routine management for children with ASD.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79058
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5899708907061483
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8887321525068144
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_dlsimoes.pdf5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.