Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79058
Tipo: | TCC |
Título : | Aplicativo móvel de comunicação e organização de rotinas para crianças com Transtorno do Espectro Autista |
Autor : | Simões, Daniel Lemos |
Tutor: | Porfírio Filho, Edilson Rocha |
Palabras clave en portugués brasileño: | Aplicativo móvel;Flutter;Segmentação de objetos;Transtorno do Espectro Autista (TEA);Comunicação aumentativa e alternativa |
Palabras clave en inglés: | Mobile application;Flutter;SGD;PECS;Augmentative and alternative communication;Autism Spectrum Disorder (ASD) |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | SIMÕES, Daniel Lemos. Aplicativo móvel de comunicação e organização de rotinas para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um aplicativo móvel projetado para auxiliar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na comunicação e no gerenciamento de rotinas. Os desafios enfrentados por crianças com TEA em sua comunicação e compreensão de rotinas diárias motivaram a criação de uma ferramenta que incorpora o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), que também funciona como um Dispositivo Gerador de Fala (DGF), e uma funcionalidade de agenda para apoiar suas necessidades. Foi realizada uma análise dos requisitos de comunicação e padrões comportamentais dessas crianças para projetar um aplicativo que auxilie efetivamente na comunicação não verbal e no planejamento de rotinas. O desenvolvimento foi realizado utilizando o Flutter, uma ferramenta de interface gráfica de código aberto para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma. O aplicativo foi avaliado por meio de testes com 6 participantes—3 crianças com TEA e 3 cuidadores—que responderam a um questionário para avaliar a usabilidade do aplicativo. O feedback indicou que o aplicativo possui uma interface amigável ao usuário e tem potencial para apoiar a comunicação e o gerenciamento de rotinas para crianças com TEA. |
Abstract: | In this paper, the development of a mobile application designed to assist children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in communication and routine management is presented. The challenges faced by children with ASD in communication and understanding daily routines motivated the creation of a tool that incorporates the Picture Exchange Communication System (PECS), functioning also as a Speech Generating Device (SGD), along with a scheduling feature to support their needs. An analysis of the communication requirements and behavioral patterns of these children was conducted to design an application that effectively aids in non-verbal communication and routine planning. The development was carried out using Flutter, an open-source UI toolkit for cross-platform application development. The application was evaluated by testing it with 6 participants—3 children with ASD and 3 caregivers—who completed a questionnaire to assess the usability of the app. The feedback indicated that the application has a user-friendly interface and has the potential to support communication and routine management for children with ASD. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79058 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5899708907061483 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8887321525068144 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_dlsimoes.pdf | 5,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.