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Tipo: TCC
Título: Pronomes pessoais do caso reto em livros didáticos de Língua Portuguesa: um estudo à luz do sociofuncionalismo
Título em inglês: Subject pronouns in Portuguese Language textbooks: a study in the light of sociofuncionalism
Autor(es): Moreira, Cileya de Fátima Neves
Orientador: Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Palavras-chave em português: Pronomes pessoais do caso reto;Livros didáticos;Sociofuncionalismo;Ensino;Língua portuguesa
Palavras-chave em inglês: Personal pronouns;Textbooks;Sociofunctionalism;Teaching;Portuguese language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: MOREIRA, Cileya de Fátima Neves. Pronomes pessoais do caso reto em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo à luz do sociofuncionalismo. 2024. 167 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar o tratamento dado aos pronomes pessoais do caso reto nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) (quadriênio 2024-2027), sob o viés sociofuncionalista, que é uma proposta da Sociolinguística Variacionista com o Funcionalismo Norte-americano. Para essa teoria, a língua e suas variedades são analisadas em seu uso. Nossa pesquisa está fundamentada em Labov (2008[1978]), Tarallo (2007), Castilho (2012), Neves (1997, 1999), Givón (1995, 2001), Tavares (2003), Görsky e Tavares (2013). Quanto à caracterização, ela se classifica como descritiva, propositiva, do tipo documental, com abordagem qualitativa e método bibliográfico. O corpus da pesquisa é constituído por onze coleções de livros didáticos, contendo cada uma 4 volumes, perfazendo um total de 44 volumes, dos quais foram analisados 13, por contemplarem o fenômeno investigado. Na metodologia, são analisadas as questões da pesquisa que abordam variáveis linguísticas e extralinguísticas no ensino da língua e contemplam atividades de variação linguística no ensino dos pronomes pessoais do caso reto com destaque ao uso deles nas interações sociais. Em seguida, a análise foi segmentada em 3 categorias, segundo uma apreciação maior, menor e/ou ausente do fenômeno em: afirmativa, parcial ou negativa. Os resultados mostram que a maior parte dos livros didáticos analisados aborda, direta e/ou indiretamente, o ensino dos pronomes pessoais do caso reto. Ademais, propusemos, em nossa dissertação, um caderno pedagógico, cujas atividades consideram o funcionamento, a reflexão e o uso dos pronomes pessoais do caso reto, tendo em vista a unidade linguística na diversidade, nos efeitos de sentido criados pelas escolhas de uma ou outra forma e na adequação desse emprego à situação comunicativa.
Abstract: This research aims to investigate the treatment given to personal pronouns in Portuguese Language Textbooks for the Final Years of Elementary School, approved by the National Textbook Program (PNLD) (four-year period 2024-2027), from a sociofunctionalist perspective, which is a proposal from Variationist Sociolinguistics with North American Functionalism. For this theory, the language and its varieties are analyzed in their use. Our research is based on Labov (2008[1978]), Tarallo (2007), Castilho (2012), Neves (1997, 1999), Givón (1995, 2001), Tavares (2003), Görsky and Tavares (2013). As for the characterization, it is classified as descriptive, propositional, documentary, with a qualitative approach and bibliographic method. The research corpus consists of eleven collections of textbooks, each containing four volumes, amounting 44 volumes, of which 13 were analyzed, as they include the phenomenon under investigation. In the methodology, the research questions that approach linguistic and extralinguistic variables in language teaching are analyzed and include activities involving linguistic variation in the teaching of personal pronouns, with emphasis on their use in social interactions. The analysis was then segmented into three categories, according to a greater, lesser and/or absent appreciation of the phenomenon: affirmative, partial or negative. The results show that most of the textbooks analyzed address, directly and/or indirectly, the teaching of personal pronouns. In addition, we proposed, in our dissertation, a pedagogical notebook, whose activities consider the functioning, reflection and use of personal pronouns, considering linguistic unity in diversity, the effects of meaning created by the choices of one form or another and the adequacy of this usage to the communicative situation.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78931
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8288501490965241
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-2244-5268
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8963807719936578
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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