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Tipo: TCC
Título : A inteligência emocional dos servidores da Universidade Federal do Ceará
Título en inglés: The emotional intelligence of servants of The Federal University of Ceará
Autor : Lima, Lígia Maria Alencar de Freitas
Tutor: Silva, Joelma Soares da
Palabras clave en portugués brasileño: Inteligência emocional;Competências emocionais;Servidores públicos
Palabras clave en inglés: Emotional intelligence;Emotional competences;Public servants
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Fecha de publicación : 2022
Citación : LIMA, Lígia Maria Alencar de Freitas. A inteligência emocional dos servidores da Universidade Federal do Ceará. 2022. 21 f. TCC (Especialização em Gestão Universitária) - Curso de Especialização em Gestão Universitária, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O conceito Inteligência Emocional existe no meio acadêmico há mais de 30 anos. Ao longo dos anos, percebeu-se que, além de capacidades técnicas e operacionais, um profissional de excelência deve também possuir competências emocionais. Com base nisso, esta pesquisa objetiva conhecer o nível de desenvolvimento da Inteligência Emocional dos servidores públicos da Universidade Federal do Ceará. Este estudo foi classificado como quantitativo e descritivo. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário composto com questões acerca de fatores demográficos e funcionais dos respondentes e com itens comportamentais de conotações positivas e negativas que constituem a Medida de Inteligência Emocional, que é uma escala de autorrelato desenvolvida e validada pelos psicólogos e pesquisadores brasileiros Siqueira, Barbosa e Alves (1999). Foi registrada a participação de 227 servidores na pesquisa, dos quais foram considerados, como amostra, 223 participantes. Foi calculado a média geral das respostas relativas aos itens de sentido positivo e negativo do questionário da Medida de Inteligência Emocional e, através da análise desses resultados, foi verificado que as médias dos itens negativos são inferiores às médias dos itens positivos, evidenciando uma coerência nas respostas. Com isso, foi constatado que a autoconsciência é a habilidade mais desenvolvida na Universidade Federal do Ceará, enquanto que a sociabilidade é a habilidade menos desenvolvida. Isso evidencia que no supracitado ambiente universitário, os servidores são muito conscientes das suas próprias emoções, analistas de si mesmo, auto-reflexivos, entretanto, pouco conhecem seus colegas de trabalho, não há muita interação e formação de vínculos entre si.
Abstract: The concept of Emotional Intelligence has existed in academia for over 30 years. Over the years, it has been realized that, in addition to technical and operational skills, a professional of excellence must also have emotional skills. Based on this, this research aims to know the level of development of Emotional Intelligence of public servants at the Federal University of Ceará. This study was classified as quantitative and descriptive. For data collection, we used a questionnaire composed of questions about demographic and functional factors of the respondents and with behavioral items with positive and negative connotations that constitute the Emotional Intelligence Measure, which is a self-report scale developed and validated by psychologists and Brazilian researchers Siqueira, Barbosa and Alves (1999). The participation of 227 employees in the survey was recorded, of which 223 participants were considered as a sample. The general average of the answers related to the positive and negative items of the Emotional Intelligence Measure questionnaire was calculated and, through the analysis of these results, it was verified that the averages of the negative items are lower than the averages of the positive items, evidencing a coherence in the answers. With this, it was found that self-awareness is the most developed skill at the Federal University of Ceará, while sociability is the least developed skill. This shows that in the aforementioned university environment, the servers are very aware of their own emotions, analysts of themselves, self-reflective, however, they know little about their co-workers, there is not much interaction and formation of bonds between them.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78886
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8002019582719327
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/4977147588093114
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EGUNI - Monografias

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