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Tipo: Tese
Título : Pedagogia de guerrilha: a luta em defesa da EJA pelo coletivo de professores dos centros de Educação de Jovens e Adultos do estado do Ceará (2014 – 2017)
Autor : Aquino, Alles Lopes de
Tutor: Furtado, Eliane Dayse Pontes
Palabras clave en portugués brasileño: Educação de Jovens e Adultos.;Centro de Educação de Jovens e Adultos;Pedagogia de Guerrilha;Coletivo de professores;Ceará
Palabras clave en inglés: Youth and Adult Education;Center for Youth and Adult Education;Pedagogy of Guerrilla;Collective of teachers
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2019
Citación : AQUINO, Alles Lopes de. Pedagogia de guerrilha: a luta em defesa da EJA pelo coletivo de professores dos centros de Educação de Jovens e Adultos do estado do Ceará (2014 – 2017). 2019. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Esta tese de doutorado está inserida no contexto dos estudos sobre a educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa sobre a ação de um coletivo de professores em defesa da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho teve como principais questões de pesquisa: quais as contribuições da ação coletiva e politicamente engajada de professores para a superação das distorções, discriminações e cerceamento do direito a uma Educação de melhor qualidade nos Centros de Educação de Jovens e Adultos do Ceará? Qual o contexto, os limites e as possibilidades desta ação? O engajamento político desses professores na luta em defesa desses Centros pode ser considerado como uma Pedagogia: a Pedagogia de Guerrilha? O trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da atuação docente coletiva e politicamente engajada, a pedagogia de guerrilha, como possibilidades de superação das distorções, discriminações e cerceamento do direito a uma Educação de melhor qualidade nos Centros de Educação de Jovens e Adultos do Ceará, no período de março de 2014 a dezembro de 2017. Constituiu-se em um estudo de abordagem qualitativa, cuja estratégia para sua realização foi o estudo de caso. Foi utilizado como método de análise o dialético, que levou a ação de pesquisa a evidenciar os constitutivos latentes da realidade de atuação do coletivo de professores dos CEJA. Por meio do processo de saturação das determinações, foi possível entrar em contato com as evidências e com a empiria do objeto, trazendo à tona os elementos não visíveis da própria realidade em estudo. Os instrumentos utilizados para apreensão da realidade estudada foi a observação participante adaptada do método etnográfico, a análise bibliográfica e documental e o grupo focal. Teoricamente o trabalho está ancorado nos trabalhos de Apple (2002, 2006), Ball (2011), Bogdan (1984), Di Pierro (2008, 2013), Franco (2011), Freire (1979, 1987, 1996 e 2000), Gamboa (2010, 2013), Giroux (1986, 2000), Imbernón (2010, 2016), Lüdke e André (2013), MacLarem (1997), Paiva (2003), Paulo Neto (2002), Romanelli (2012), Saviani (2008), dentre outros. Como conclusão, a pesquisa analisou que a ação do coletivo dos professores dos CEJA se apresentou como algo de extrema importância para o funcionamento e a permanência destes Centros. Os argumentos, dados, e demais registros contidos nesta tese são reflexos da tradição de luta desses professores, que vem ao longo de uma extensa caminhada, contribuindo para que estas escolas se constituam em espaços escolares que possibilitam aos seus educandos a (re)conquista de sua autoestima, da escolarização e, como resultado principal, de sua cidadania. Esta ação de caráter contínuo tem mostrado durante a existência do coletivo de professores pesquisado, as fragilidades dessas escolas quanto aos aspectos operacionais e pedagógicos, reiteradamente discutidas no conjunto de documentos que serviram de base para esta pesquisa. Estes documentos foram e continuam sendo produzidos durante o processo de luta docente, a cada momento de desafio lançado a estas escolas, sobretudo, pela Secretaria de Educação do Ceará. Todavia, apesar do trabalho de resistência, a estratégia de luta desses professores, a qual estou denominando de uma “pedagogia de guerrilha”, tem demonstrado a importância da ação coletiva desses profissionais, no sentido de qualificar a oferta escolar de EJA nos Centros de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Ceará.
Abstract: This doctoral thesis is inserted in the context of the studies on the Education of Youths and Adults. This is a research on the action of a collective of teachers in defense of Youth and Adult Education. The main research questions were: what are the contributions of the collective and politically engaged action of teachers to overcome distortions, discriminations and the restriction of the right to a better quality Education in the Youth and Adult Education Centers of Ceará? What is the context, the limits and the possibilities of this action? The political engagement of these teachers in the struggle in defense of these Centers can be considered as a Pedagogy: the Guerrilla Pedagogy? The objective of this study was to analyze the contributions of collective and politically engaged teachers and guerrilla pedagogy, as ways of overcoming distortions, discrimination and the restriction of the right to better quality education in the Youth and Adult Education Centers of Ceará, period from March 2014 to December 2017. It was a qualitative study, whose strategic for its accomplishment was the case study. The dialectic was used as the method of analysis, which led the research to show the latent constituents of the reality of the collective action of the YAEC teachers. Through the process of aturation of determinations, it was possible for the researcher to come into contact with the evidences and with the empiricism of the object, bringing to the fore the non visible elements of the reality under study. The instruments used to apprehend the studied reality were the participant observation adapted from the ethnographic method, the bibliographic and documentary analysis and the focal group. Theoretically the work is anchored in the works of Apple (2002, 2006), Ball (2011), Bogdan (1984), Di Pierro (2008, 2013), Franco (2010), Giroux (1986, 2000), Imbernón (2010, 2016), Lüdke and André (2013), MacLarem (1997), Paiva (2003), Paulo Neto 2008), among others. As a conclusion, the research analyzed that the action of the YAEC teachers' collective, was presented as something of extreme importance for the functioning and permanence of these Centers. The arguments, data, and other records contained in this thesis are reflections of the tradition of struggle of these teachers, which comes along a long walk, contributing for these schools to become school spaces that enable their students to (re) their self-esteem, schooling and, as a main result, their citizenship. This continuous action has shown, during the existence of the teachers' collective research, the fragilities of these schools regarding the operational and pedagogical aspects, repeatedly discussed in the set of documents that served as basis for this research. These documents were and continue to be produced during the process of teacher struggle, at each moment of challenge launched to these schools, above all, by the Education Department of Ceará. However, despite the work of resistance, the struggle strategy of these teachers, which I am calling a "guerrilla pedagogy", has demonstrated the importance of the collective action of these professionals, in order to qualify the school supply of EJA in the Education Centers of Youth and Adults of the State of Ceará.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78858
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0221236759201752
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2493857272890798
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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