Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78794
Type: TCC
Title: Construção de materiais de apoio para a aprendizagem do método de avaliação da comunicabilidade
Authors: Pereira, Paola Severino
Advisor: Monteiro, Ingrid Teixeira
Keywords in Brazilian Portuguese : método de avaliação da comunicabilidade;interação humano­-computador;engenharia semiótica;materiais didáticos
Issue Date: 2024
Citation: PEREIRA, Paola Severino. Construção de materiais de apoio para a aprendizagem do método de avaliação da comunicabilidade. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Engenharia Semiótica (EngSem) é uma teoria da Interação Humano-Computador (IHC) que compreende a IHC como uma comunicação entre o designer e os usuários. Na EngSem existem dois métodos de avaliação, um deles é o Método de Avaliação da Comunicabilidade (MAC), que avalia a qualidade da comunicação de um sistema. Possuindo cinco etapas e sendo um método qualitativo, o MAC se torna um método extenso e interpretativo. Nesse contexto, docentes e estudantes encontram obstáculos no processo de ensino-aprendizagem desse método. O presente trabalho busca propor materiais de apoio para facilitar a compreensão do MAC para estudantes de graduação. Para isso, foram realizadas entrevistas com três professoras de diferentes universidades públicas do Brasil com o objetivo de descobrir quais dificuldades são encontradas em sala de aula. A partir dos resultados, foram elaborados dois materiais de apoio para as etapas de etiquetagem e geração do perfil semiótico. Os materiais foram avaliados em sala de aula recebendo opiniões e sugestões dos estudantes e docente, possibilitando incorporar melhorias para o material proposto.
Abstract: Semiotic Engineering (EngSem) is a theory of Human-Computer Interaction (HCI) that views HCI as communication between the designer and users. In EngSem, there are two evaluation methods, one of which is the Communicability Evaluation Method (CEM), which assesses the quality of communication in a system. Consisting of five stages and being a qualitative method, CEM becomes an extensive and interpretative method. In this context, teachers and students encounter obstacles in the teaching-learning process of this method. The present work seeks to propose support materials to facilitate the understanding of CEM for undergraduate students. To this end, interviews were conducted with three female professors from different public universities in Brazil with the aim of discovering what difficulties are encountered in the classroom. Based on the results, two support materials were developed for the stages of tagging and generating the semiotic profile. The materials were evaluated in the classroom, receiving feedback and suggestions from the students and the teacher, allowing for improvements to be incorporated into the proposed material.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78794
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5468-0724
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6835701169389233
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_pspereira.pdf9,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.