Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Ingrid Teixeira-
dc.contributor.authorPereira, Paola Severino-
dc.date.accessioned2024-11-07T17:16:47Z-
dc.date.available2024-11-07T17:16:47Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPEREIRA, Paola Severino. Construção de materiais de apoio para a aprendizagem do método de avaliação da comunicabilidade. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78794-
dc.description.abstractSemiotic Engineering (EngSem) is a theory of Human-Computer Interaction (HCI) that views HCI as communication between the designer and users. In EngSem, there are two evaluation methods, one of which is the Communicability Evaluation Method (CEM), which assesses the quality of communication in a system. Consisting of five stages and being a qualitative method, CEM becomes an extensive and interpretative method. In this context, teachers and students encounter obstacles in the teaching-learning process of this method. The present work seeks to propose support materials to facilitate the understanding of CEM for undergraduate students. To this end, interviews were conducted with three female professors from different public universities in Brazil with the aim of discovering what difficulties are encountered in the classroom. Based on the results, two support materials were developed for the stages of tagging and generating the semiotic profile. The materials were evaluated in the classroom, receiving feedback and suggestions from the students and the teacher, allowing for improvements to be incorporated into the proposed material.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução de materiais de apoio para a aprendizagem do método de avaliação da comunicabilidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Engenharia Semiótica (EngSem) é uma teoria da Interação Humano-Computador (IHC) que compreende a IHC como uma comunicação entre o designer e os usuários. Na EngSem existem dois métodos de avaliação, um deles é o Método de Avaliação da Comunicabilidade (MAC), que avalia a qualidade da comunicação de um sistema. Possuindo cinco etapas e sendo um método qualitativo, o MAC se torna um método extenso e interpretativo. Nesse contexto, docentes e estudantes encontram obstáculos no processo de ensino-aprendizagem desse método. O presente trabalho busca propor materiais de apoio para facilitar a compreensão do MAC para estudantes de graduação. Para isso, foram realizadas entrevistas com três professoras de diferentes universidades públicas do Brasil com o objetivo de descobrir quais dificuldades são encontradas em sala de aula. A partir dos resultados, foram elaborados dois materiais de apoio para as etapas de etiquetagem e geração do perfil semiótico. Os materiais foram avaliados em sala de aula recebendo opiniões e sugestões dos estudantes e docente, possibilitando incorporar melhorias para o material proposto.pt_BR
dc.subject.ptbrmétodo de avaliação da comunicabilidadept_BR
dc.subject.ptbrinteração humano­-computadorpt_BR
dc.subject.ptbrengenharia semióticapt_BR
dc.subject.ptbrmateriais didáticospt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5468-0724pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6835701169389233pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_pspereira.pdf9,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.