Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78772
Tipo: Dissertação
Título : No repique do agogô, na batida do atabaque: perspectivas para o ensino de História desde as epistemologias de terreiro
Título en inglés: In the echo of the agogô, in the beat of the atabaque: perspectives for teaching History from the epistemologies of the terreiro
Autor : Correia, Carlos Marley Mateus
Tutor: Jesus, Leandro Santos Bulhões de
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de História;Epistemologias do terreiro;Candomblé;Tambor
Palabras clave en inglés: Teaching History;Terreiro epistemologies;Drum
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : CORREIA, Carlos Marley Mateus. No repique do agogô, na batida do atabaque: perspectivas para o ensino de História desde as epistemologias de terreiro. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A partir desta pesquisa proponho uma investigação das possibilidades em torno do uso de toques de Candomblé Ketu como recurso didático para o Ensino de História, desde os processos de construção, preservação e mediação de conhecimentos em Terreiros de Candomblé. Apreendendo que a Escola e o Terreiro compreendem espaços formativos, faço uma reflexão sobre as possibilidades de entrecruzamento entre os processos educativos destes territórios. Organizo o trabalho em três pontos gerais, indo de uma perspectiva mais ampla e agudizando o olhar ao longo da pesquisa. Discuto as especificidades da Escola e do Terreiro, observando divergências e convergências entre estes espaços, os suportes legais que, em um contexto de racismo epistêmico e religioso, garantem e protegem a importância do diálogo entre a instituição escolar e as comunidades afrorreligiosas. Apresento também os debates em torno do Ensino de História e os conhecimentos elaborados desde o Terreiro, refletindo acerca das possibilidades de se apreender os ritmos de candomblé como fontes históricas. Por fim, trago uma análise dos toques em si e de seus usos em contexto escolar. Defendo, em termos gerais, que os toques percutidos nos atabaques configuram um sistema de preservação da memória dos ancestrais cultuados em comunidades de terreiro sendo, então, possível perceber a partir desta musicalidade um conjunto de aspectos inerentes a esses ancestrais. Proponho como produto pedagógico a aplicação de aulas oficinas, nas quais as/os estudantes tenham contato com a materialidade musical do terreiro, a partir dos instrumentos musicais utilizados, como atabaques e agogôs, bem como com os ritmos percussivos consagrados às/aos orixás específicos. Articulo na construção da pesquisa e na elaboração da aula oficina com autoras/es como Beatriz Nascimento, Vanda Machado, Leandro Bulhões, Wanderson Flor do Nascimento, Denise Botelho, Luiz Antônio Simas e Muniz Sodré
Abstract: Based on this research, I propose an investigation of the possibilities surrounding the use of Candomblé Ketu ringtones as a teaching resource for History Teaching, from the processes of construction, preservation and mediation of knowledge in Terreiros de Candomblé. Understanding that the School and the Terreiro comprise training spaces, I reflect on the possibilities of intertwining between the educational processes of these territories. I organize the work into three general points, going from a broader perspective and sharpening the view throughout the research. I discuss the specificities of the School and the Terreiro, observing divergences and convergences between these spaces, the legal supports that, in a context of epistemic and religious racism, guarantee and protect the importance of dialogue between the school institution and Afro-religious communities. I also present the debates surrounding the Teaching of History and the knowledge developed since Terreiro, reflecting on the possibilities of understanding Candomblé rhythms as historical sources. Finally, I provide an analysis of the touches themselves and their uses in a school context. I argue, in general terms, that the touches played on drums constitute a system of preserving the memory of ancestors worshiped in terreiro communities, making it possible to perceive from this musicality a set of aspects inherent to these ancestors. I propose as a pedagogical product the implementation of workshop classes, in which students have contact with the musical materiality of the terreiro, based on the musical instruments used, such as atabaques and agogôs, as well as with the percussive rhythms dedicated to specific orixás. I participate in the construction of the research and the elaboration of the workshop class with authors such as Beatriz Nascimento, Vanda Machado, Leandro Bulhões, wanderson flor do natal, Denise Botelho, Luiz Antônio Simas and Muniz Sodré
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78772
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/9919982098563594
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1892221694481474
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_cmmcorreia.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.