Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78712
Tipo: | TCC |
Título : | Redesign do software Educatea utilizando gamificação e as diretrizes do Gaia |
Autor : | Sousa, Nátaly Costa de |
Palabras clave en portugués brasileño: | transtorno do espectro autista;GAIA;gamificação;acessibilidade |
Palabras clave en inglés: | autism spectrum disord;GAIA;gamification;accessibility |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | SOUSA, Nátaly Costa de. Redesign do software Educatea utilizando gamificação e as diretrizes do Gaia. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características particulares, sendo as principais: atraso na comunicação, dificuldade na interação social e problemas de concentração. Essas características podem dificultar o desenvolvimento social e educacional da criança. Mesmo com esses desafios, a tecnologia tem se mostrado um aliado importante na intervenção para minimizar essas dificuldades. Nesse contexto, o EducaTea, um aplicativo projetado para auxiliar no desenvolvimento de crianças com TEA, desempenha um papel crucial. Este trabalho tem como objetivo aprimorar o design e a acessibilidade do protótipo do EducaTea, permitindo assim que o projeto seja desenvolvido e implementado. Para alcançar esse objetivo, será feito um estudo da documentação do EducaTea, uma análise sobre trabalhos relacionados a avaliação/inspeção de aplicativos para crianças com TEA, e análise de trabalhos relacionados ao uso da gamificação para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com TEA. Com isso, será elaborado o novo protótipo, com base nas informações levantadas na etapa anterior, onde será desenvolvido a identidade visual do aplicativo, wireframes, protótipos de alta fidelidade e refinamento do protótipo. Por fim, será realizada uma inspeção utilizando as diretrizes do GAIA, a fim de analisar a acessibilidade do aplicativo. |
Abstract: | Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) present particular characteristics, the main ones being: delay in communication, difficulty in social interaction and concentration problems. These characteristics can hinder the child’s social and educational development. Even with these challenges, technology has proven to be an important ally in intervention to minimize these difficulties. In this context, EducaTea, an application designed to assist in the development of children with ASD, plays a crucial role. This work aims to improve the design and accessibility of the EducaTea prototype, thus allowing the project to be developed and implemented. To achieve this objective, a study of EducaTea documentation will be carried out, an analysis of work related to the evaluation/inspection of applications for children with ASD, and an analysis of work related to the use of gamification to assist in the learning process of children with ASD. With this, the new prototype will be created, based on the information collected in the previous stage, where the application’s visual identity, wireframes, high-fidelity prototypes and refinement of the prototype will be developed. Finally, an inspection will be carried out using GAIA guidelines in order to analyze the accessibility of the application. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78712 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_ncsousa.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.