Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78691
Tipo: Dissertação
Título: O ensino médio profissional nas escolas do Maciço de Baturité: uma abordagem sociológica para a sala de aula
Título em inglês: Vocational secondary education in schools in the Baturité Massif: a sociological approach to the classroom
Autor(es): Soares, Estelany Silveira
Orientador: Abreu, Domingos Sávio
Palavras-chave em português: Ensino médio;Educação profissional;Juventude;Escola
Palavras-chave em inglês: Secondary education;Professional education;Youth;School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Data do documento: 2024
Citação: SOARES, Estelany Silveira. O ensino médio profissional nas escolas do Maciço de Baturité: uma abordagem sociológica para a sala de aula. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar os sentidos que os estudantes de ensino médio, das escolas profissionais da região do Maciço de Baturité, Ceará, atribuem para a última etapa da educação básica e, a partir disso, apresentar uma abordagem sociológica para a discussão sobre o ensino médio profissional em sala de aula. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de 620 questionários com estudantes das cinco escolas de ensino médio profissional da região do Maciço de Baturité. Este material deu subsídios para produzir um plano de ensino para professores, alicerçado na didática para a pedagogia histórico-crítica, tendo como objeto de problematização o próprio ensino médio profissional. O plano de ensino objetiva a construção de uma aula que permita aos estudantes reconhecerem esta etapa como algo socialmente construído e também um espaço de disputa entre diferentes projetos de sociedade. Considerando que o ensino médio em si é uma etapa marcada historicamente por inúmeras contradições e desafios que se referem a sua identidade, expansão, obrigatoriedade e estrutura curricular, é importante que o estudante compreenda sociologicamente esses processos e problematize as consequências das mudanças recentes. Espera-se que os professores e os estudantes consigam ressignificar esta etapa para além da aquisição de conhecimentos e habilidades relevantes para o ingresso na universidade e/ou no mercado de trabalho, e trabalhem com a formação de uma consciência mais realista e crítica sobre a sociedade
Abstract: This work aims to analyze the meanings that high school students from professional schools in the Maciço de Baturité region, Ceará, attribute to the last stage of basic education and, based on this, present a sociological approach to the discussion about high school. professional in the classroom. The research was carried out by applying 620 questionnaires to students from five professional high schools in the Massif de Baturité region. This material provided support to produce a teaching plan for teachers, based on didactics for historical-critical pedagogy, with professional secondary education itself as the object of problematization. The teaching plan aims to build a class that allows students to recognize this stage as something socially constructed and also a space for dispute between different societal projects. Considering that high school itself is a stage historically marked by numerous contradictions and challenges that refer to its identity, expansion, obligation and curricular structure, it is important that the student understands these processes sociologically and problematizes the consequences of recent changes. It is expected that teachers and students will be able to give new meaning to this stage beyond the acquisition of knowledge and skills relevant to entry into university and/or the job market, and work towards the formation of a more realistic and critical awareness of society.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78691
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9549934261735937
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6323771030691888
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_essoares.pdf788,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.