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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78647
Type: | Tese |
Title: | Inserção e desenvolvimento profissional de professores iniciantes na Educação Superior: desafios e aprendizados no IFCE |
Authors: | Guimarães, Marília Duarte |
Advisor: | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Inserção profissional docente;Professores iniciantes;Desenvolvimento profissional docente;IFCE |
Keywords in English : | Teacher professional insertion;Beginning teachers;Teacher professional development;IFCE |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | GUIMARÃES, Marília Duarte. Inserção e desenvolvimento profissional de professores iniciantes na Educação Superior: desafios e aprendizados no IFCE. 2024. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa investiga a inserção e o desenvolvimento profissional de professoras e professores iniciantes na Educação Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A pesquisa tem como objetivo compreender aspectos que caracterizam a inserção profissional no IFCE com o intuito de identificar desafios e aprendizados dos professores iniciantes e conhecer como a política institucional contempla seu desenvolvimento como docente. Para a realização desse estudo, desenvolvi uma pesquisa teórico-empírica de abordagem qualitativa a partir do Materialismo Histórico Dialético, tendo como principal fundamento metodológico as categorias de totalidade e contradição que nortearam a análise dos dados produzidos por diversos procedimentos tais como, revisão bibliográfica ampliada com revisão sistemática de produções acadêmicas, escrita autobiográfica, diário de campo, questionário eletrônico aplicado com 26 professores iniciantes e entrevistas narrativas realizadas com duas professoras pedagogas iniciantes no IFCE. Os dados explicitam os principais desafios vividos pelos professores iniciantes na instituição e revelam estratégias desenvolvidas por eles a partir das vivências e dos conhecimentos profissionais mobilizados no início da carreira em diálogo com Marcelo (1999; 2009; 2010), Vaillant e Marcelo (2012), Tardif (2011), Ávalos (2008), Romanowski (2012) Cruz, Farias e Hobold (2020) e Cunha (2016). Esses autores fundamentam nossas compreensões sobre o desenvolvimento profissional de professores iniciantes em fase de inserção profissional, considerando as experiências dos professores em seu próprio percurso de desenvolvimento profissional para a formulação de estratégias de apoio ao professor iniciante na Educação Superior. A pesquisa aponta que professores iniciantes possuem dificuldades de natureza pedagógica, institucional e pessoal. Além disso, revela que docentes em início de carreira na Educação Superior aprendem à medida que modificam suas crenças, que retroalimentam suas práticas com o retorno dos estudantes, aprendem com a colaboração dos pares e com a prática social militante. A partir dessas experiências, apresento uma contribuição crítica para o desenho de políticas de inserção dos docentes da rede federal de educação. Entre os sentidos concorrentes da construção de uma política de inserção profissional, defendo uma inserção situada acompanhada de programa ou ação de indução docente que se aproxime das comunidades de aprendizagem como espaço para refletir sobre as suas próprias crenças e compartilhar práticas cotidianas, emoções e concepções com os pares no contexto do trabalho. Essa política de indução precisa contemplar um espaço formativo sobre os fundamentos do trabalho pedagógico, dos códigos e dos funcionamentos da cultura institucional articulada à problematização das condições de trabalho docente e à valorização da carreira; uma ação que não aumente a sobrecarga de trabalho à qual os professores já estão submetidos nem tampouco aprofunde a plataformização do trabalho docente, mas que seja comprometida com aprofundamento democrático e escape do controle social; uma política de indução docente comprometida com o desenvolvimento profissional contínuo e que tenha como centro de referência a práxis educativa a partir de um projeto social amplo, que tenha como virtude a formação emancipada e assuma a autonomia docente como o centro da própria inserção profissional. Por fim, os dados explicitam a tese de que a ausência de uma política de inserção profissional agrava a precarização do trabalho docente e traz prejuízos à decisão dos profissionais de permanecerem na profissão, ao desenvolvimento profissional nos primeiros anos da docência e ao sentimento de pertencimento que repercute na qualidade do profissionalismo do serviço público. |
Abstract: | This research investigates the insertion and professional development of beginning teachers in Higher Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE). The research aims to understand aspects that characterize professional insertion at IFCE in order to identify challenges and learning experiences of beginning teachers and to understand how institutional policy contemplates their development as teachers. To carry out this study, I developed a theoretical-empirical research with a qualitative approach based on Dialectical Historical Materialism, having as its main methodological foundation the categories of totality and contradiction that guided the analysis of data produced by several procedures such as, expanded bibliographic review with systematic review of academic productions, autobiographical writing, field diary, electronic questionnaire applied to 26 beginning teachers and narrative interviews conducted with two beginning pedagogical teachers at IFCE. The data highlight the main challenges faced by beginning teachers at the institution and reveal strategies developed by them based on the experiences and professional knowledge mobilized at the beginning of their careers in dialogue with Marcelo (1999; 2009; 2010), Vaillant and Marcelo (2012), Tardif (2011), Ávalos (2008), Romanowski (2012) Cruz, Farias and Hobold (2020) and Cunha (2016). These authors base our understanding of the professional development of beginning teachers in the process of professional insertion, considering the experiences of teachers in their own professional development path to formulate strategies to support beginning teachers in Higher Education. The research indicates that beginning teachers have difficulties of a pedagogical, institutional and personal nature. In addition, it reveals that teachers at the beginning of their careers in Higher Education learn as they modify their beliefs, that they feed back into their practices with feedback from students, and that they learn from the collaboration of peers and from militant social practice. Based on these experiences, I present a critical contribution to the design of policies for the insertion of teachers in the federal education system. Among the competing meanings of the construction of a professional insertion policy, I advocate a situated insertion accompanied by a teacher induction program or action that approaches learning communities as a space for reflecting on their own beliefs and sharing daily practices, emotions and concepts with peers in the context of work. This induction policy must include a training space on the foundations of pedagogical work, codes and the functioning of institutional culture, articulated with the problematization of teaching work conditions and the valorization of the career; an action that does not increase the work overload to which teachers are already subjected nor deepen the platformization of teaching work, but is committed to deepening democracy and escaping social control; a teacher induction policy committed to continuous professional development and that has as its reference point the educational praxis based on a broad social project, which has as its virtue emancipated training and assumes teacher autonomy as the center of professional insertion itself. Finally, the data make explicit the thesis that the absence of a professional insertion policy worsens the precariousness of teaching work and harms professionals' decision to remain in the profession, professional development in the first years of teaching and the feeling of belonging that has repercussions on the quality of professionalism in the public service. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78647 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9339328106325165 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6368042791230986 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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