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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78638
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação diagnóstica da gestão do conhecimento em uma organização pública |
Autor : | Gomes, Gleiton de Souza Vasconcelos |
Tutor: | Andriola, Wagner Bandeira |
Palabras clave en portugués brasileño: | Gestão do conhecimento;Diagnóstico;Assembleia Legislativa do Amapá |
Palabras clave en inglés: | Knowledge management;Parliament of the Amapá State;Diagnosis |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | GOMES, Gleiton de souza Vasconcelos. Avaliação diagnóstica da gestão do conhecimento em uma organização pública. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | O ambiente organizacional das instituições formais modernas é marcado por mudanças dinamicamente descontínuas. Tais interações, antes tidas com predominância nas organizações privadas, passou, com o avanço da administração gerencial, a estarem presentes também nas instituições públicas. Assim, administrar os recursos, sobretudo aqueles intangíveis, presentes no ambiente interno é essencial para que a organização se destaque e se consolide no ambiente externo. O estudo tem por objetivo diagnosticar a gestão do conhecimento na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá sob a perspectiva dos servidores. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa quantitativa; no tocante aos objetivos, classifica-se como descritiva; quanto aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como levantamento de campo (Survey). Os dados deste estudo foram obtidos por meio de um questionário, feito no google forms, e enviado a todos os servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. O estudo obteve a contribuição de 84 respondentes, ocupantes exclusivamente de cargo efetivo de carreira, e 44 respondentes, ocupantes exclusivamente de cargos de assessoria, chefia ou direção, de livre nomeação e exoneração. As conclusões acerca do diagnóstico da gestão do conhecimento na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá podem ser observadas no capítulo correspondente aos resultados. |
Abstract: | The organizational environment of modern formal institutions is characterized by dynamically discontinuous changes. Such interactions, previously predominant in private organizations, have also become present in public institutions with the advancement of managerial administration. Managing resources, especially intangible ones, within the internal environment are essential for an organization to stand out and consolidate itself in the external environment. The study aims to diagnose knowledge management at the Parliament of the Amapá State in the perspective of its employees. Methodologically, in terms of the problem approach, it is a quantitative research; in relation to objectives, it is classified as descriptive; regarding technical procedures, it is characterized as a field survey. Data for this study were collected through a questionnaire distributed at Google Forms to all employees of the Parliament of the Amapá State. The study had contributions from 84 respondents exclusively holding career civil service positions and 44 respondents exclusively in advisory, managerial, or directorial roles, appointed and removable at will. Conclusions regarding the diagnosis of knowledge management at the Legislative Assembly of the Amapá State can be found in the corresponding results chapter. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78638 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9542433020689902 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-6459-0992 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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