Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78533
Type: | TCC |
Title: | Implementação de atividades didáticas para o ensino de zoologia dos vertebrados no ensino médio |
Authors: | Duarte, Lorena Nepomuceno |
Advisor: | Mota, Erika Freitas |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Ensino de biologia;Abordagens pedagógicas;Aprendizagem;Atividades práticas;Biologia - Estudo e ensino |
Keywords in English : | Biology teaching;Pedagogical approaches;Learning;Practical activities |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | DUARTE, Lorena Nepomuceno. Implementação de atividades didáticas para o ensino de zoologia dos vertebrados no ensino médio. 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de Zoologia nas escolas é de extrema importância, pois permite aos alunos conhecimentos acerca da biodiversidade dos grupos de animais e seus respectivos papeis na manutenção do equilíbrio ambiental. O presente trabalho apresenta uma análise do impacto da implementação de estratégias pedagógicas no ensino de Zoologia dos Vertebrados para uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza e o seu potencial no aprendizado desse assunto. Essa pesquisa foi do tipo qualitativa e exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados, questionários com perguntas abertas com o intuito de entender e analisar os conhecimentos dos alunos sobre o tema e observações de campo. Como principais resultados, percebeu-se que as intervenções realizadas sobre o assunto foram essenciais para o aprendizado dos alunos. O envolvimento ativo e entusiástico dos estudantes nessas atividades refletiu um interesse genuíno no assunto e contribuiu para sua compreensão dos conceitos abordados. Especialmente, as atividades práticas foram destacadas pelos alunos, pois permitiram uma interação direta com os animais e uma compreensão mais concreta das características dos vertebrados. |
Abstract: | Teaching Zoology in schools is extremely important, as it provides students with knowledge about the biodiversity of animal groups and their respective roles in maintaining environmental balance. The present study presents an analysis of the impact of implementing pedagogical strategies in the teaching of Vertebrate Zoology to a 2nd-year High School class and its potential in learning this subject. This research was qualitative and exploratory in nature, using methods such as questionnaires aimed at understanding and analyzing students' knowledge on the topic and observations reports. The results of the interventions carried out were essential for the students' learning. The active and enthusiastic involvement of the students in these activities reflected a genuine interest in the subject and contributed significantly to their understanding of the concepts addressed. Especially, the practical activities were highlighted by the students, as they allowed for direct interaction with the animals and a more concrete understanding of vertebrate characteristics. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78533 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7235853163039157 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5964165127429630 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_lnduarte.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.