Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Erika Freitas-
dc.contributor.authorDuarte, Lorena Nepomuceno-
dc.date.accessioned2024-10-16T19:58:22Z-
dc.date.available2024-10-16T19:58:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationDUARTE, Lorena Nepomuceno. Implementação de atividades didáticas para o ensino de zoologia dos vertebrados no ensino médio. 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78533-
dc.description.abstractTeaching Zoology in schools is extremely important, as it provides students with knowledge about the biodiversity of animal groups and their respective roles in maintaining environmental balance. The present study presents an analysis of the impact of implementing pedagogical strategies in the teaching of Vertebrate Zoology to a 2nd-year High School class and its potential in learning this subject. This research was qualitative and exploratory in nature, using methods such as questionnaires aimed at understanding and analyzing students' knowledge on the topic and observations reports. The results of the interventions carried out were essential for the students' learning. The active and enthusiastic involvement of the students in these activities reflected a genuine interest in the subject and contributed significantly to their understanding of the concepts addressed. Especially, the practical activities were highlighted by the students, as they allowed for direct interaction with the animals and a more concrete understanding of vertebrate characteristics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImplementação de atividades didáticas para o ensino de zoologia dos vertebrados no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de Zoologia nas escolas é de extrema importância, pois permite aos alunos conhecimentos acerca da biodiversidade dos grupos de animais e seus respectivos papeis na manutenção do equilíbrio ambiental. O presente trabalho apresenta uma análise do impacto da implementação de estratégias pedagógicas no ensino de Zoologia dos Vertebrados para uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza e o seu potencial no aprendizado desse assunto. Essa pesquisa foi do tipo qualitativa e exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados, questionários com perguntas abertas com o intuito de entender e analisar os conhecimentos dos alunos sobre o tema e observações de campo. Como principais resultados, percebeu-se que as intervenções realizadas sobre o assunto foram essenciais para o aprendizado dos alunos. O envolvimento ativo e entusiástico dos estudantes nessas atividades refletiu um interesse genuíno no assunto e contribuiu para sua compreensão dos conceitos abordados. Especialmente, as atividades práticas foram destacadas pelos alunos, pois permitiram uma interação direta com os animais e uma compreensão mais concreta das características dos vertebrados.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de biologiapt_BR
dc.subject.ptbrAbordagens pedagógicaspt_BR
dc.subject.ptbrAprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrAtividades práticaspt_BR
dc.subject.ptbrBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.enBiology teachingpt_BR
dc.subject.enPedagogical approachespt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
dc.subject.enPractical activitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7235853163039157pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5964165127429630pt_BR
local.date.available2024-10-16-
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_lnduarte.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.